Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62339
Tipo: | Resumo |
Título : | Jogando com a Filosofia - desafios e oportunidades na relação entre jogos e filosofia |
Autor : | Pegado, Vicenzo Lucas Fernandes Silva, Francisca Galiléia Pereira da Mendonca Junior, Glaudiney Moreira |
Palabras clave : | Filosofia - Estudo e ensino;Jogos;Estudos em grupo |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | PEGADO, Vicenzo Lucas Fernandes; SILVA, Francisca Galiléia Pereira da; MENDONCA JUNIOR, Glaudiney Moreira. Jogando com a Filosofia - desafios e oportunidades na relação entre jogos e filosofia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre as ações desenvolvidas no programa de extensão “Jogando com a Filosofia”, focando nos desafios e oportunidades encontrados durante a articulação entre os Estudos de Jogos e Filosofia. A principal atividade do programa “Jogando com a Filosofia” é a realização de encontros em um espaço multidisciplinar no qual se utilizam jogos para analisar, discutir, construir e divulgar o saber filosófico para além do ambiente acadêmico. Os participantes são, em geral, pessoas interessadas em explorar a relação entre o saber filosófico e os jogos analógicos e digitais. Deste modo, são realizados encontros nos quais conta-se sempre com a participação de convidados que possuem experiência com o jogo ou conceito filosófico abordados. A partir da análise das experiências dos integrantes do programa, identificamos que os maiores desafios ao se organizar e moderar os encontros podem ser classificados em três grandes grupos: a) Nivelamento entre os conhecimentos dos membros que são mais familiarizados com somente uma das grandes áreas do programa, ou até mesmo com nenhuma delas; b) Escolha de uma abordagem que contemple a grande heterogeneidade de interesses dos presentes e; c) Utilização de uma linguagem que possa ser facilmente compreendida por participantes oriundos de contextos sociais variados. Entretanto, apesar dos obstáculos encontrados, percebeu-se, por meio das respostas e reações dos participantes, que as reuniões do grupo foram capazes de cumprir as expectativas no que concerne a suas funções culturais, educativas, lúdicas e sociais. Conclui-se, portanto, que tendo em vista a dedicação dos alunos bolsistas, professores coordenadores e demais participantes é possível superar dificuldades de comunicação características de projetos de extensão interdisciplinares. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62339 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_vlfpegado.pdf | 44,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.