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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPegado, Vicenzo Lucas Fernandes-
dc.contributor.authorSilva, Francisca Galiléia Pereira da-
dc.contributor.authorMendonca Junior, Glaudiney Moreira-
dc.date.accessioned2021-11-22T18:23:29Z-
dc.date.available2021-11-22T18:23:29Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationPEGADO, Vicenzo Lucas Fernandes; SILVA, Francisca Galiléia Pereira da; MENDONCA JUNIOR, Glaudiney Moreira. Jogando com a Filosofia - desafios e oportunidades na relação entre jogos e filosofia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62339-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFilosofia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectEstudos em grupopt_BR
dc.titleJogando com a Filosofia - desafios e oportunidades na relação entre jogos e filosofiapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre as ações desenvolvidas no programa de extensão “Jogando com a Filosofia”, focando nos desafios e oportunidades encontrados durante a articulação entre os Estudos de Jogos e Filosofia. A principal atividade do programa “Jogando com a Filosofia” é a realização de encontros em um espaço multidisciplinar no qual se utilizam jogos para analisar, discutir, construir e divulgar o saber filosófico para além do ambiente acadêmico. Os participantes são, em geral, pessoas interessadas em explorar a relação entre o saber filosófico e os jogos analógicos e digitais. Deste modo, são realizados encontros nos quais conta-se sempre com a participação de convidados que possuem experiência com o jogo ou conceito filosófico abordados. A partir da análise das experiências dos integrantes do programa, identificamos que os maiores desafios ao se organizar e moderar os encontros podem ser classificados em três grandes grupos: a) Nivelamento entre os conhecimentos dos membros que são mais familiarizados com somente uma das grandes áreas do programa, ou até mesmo com nenhuma delas; b) Escolha de uma abordagem que contemple a grande heterogeneidade de interesses dos presentes e; c) Utilização de uma linguagem que possa ser facilmente compreendida por participantes oriundos de contextos sociais variados. Entretanto, apesar dos obstáculos encontrados, percebeu-se, por meio das respostas e reações dos participantes, que as reuniões do grupo foram capazes de cumprir as expectativas no que concerne a suas funções culturais, educativas, lúdicas e sociais. Conclui-se, portanto, que tendo em vista a dedicação dos alunos bolsistas, professores coordenadores e demais participantes é possível superar dificuldades de comunicação características de projetos de extensão interdisciplinares.pt_BR
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