Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62339
Tipo: Resumo
Título: Jogando com a Filosofia - desafios e oportunidades na relação entre jogos e filosofia
Autor(es): Pegado, Vicenzo Lucas Fernandes
Silva, Francisca Galiléia Pereira da
Mendonca Junior, Glaudiney Moreira
Palavras-chave: Filosofia - Estudo e ensino;Jogos;Estudos em grupo
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: PEGADO, Vicenzo Lucas Fernandes; SILVA, Francisca Galiléia Pereira da; MENDONCA JUNIOR, Glaudiney Moreira. Jogando com a Filosofia - desafios e oportunidades na relação entre jogos e filosofia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre as ações desenvolvidas no programa de extensão “Jogando com a Filosofia”, focando nos desafios e oportunidades encontrados durante a articulação entre os Estudos de Jogos e Filosofia. A principal atividade do programa “Jogando com a Filosofia” é a realização de encontros em um espaço multidisciplinar no qual se utilizam jogos para analisar, discutir, construir e divulgar o saber filosófico para além do ambiente acadêmico. Os participantes são, em geral, pessoas interessadas em explorar a relação entre o saber filosófico e os jogos analógicos e digitais. Deste modo, são realizados encontros nos quais conta-se sempre com a participação de convidados que possuem experiência com o jogo ou conceito filosófico abordados. A partir da análise das experiências dos integrantes do programa, identificamos que os maiores desafios ao se organizar e moderar os encontros podem ser classificados em três grandes grupos: a) Nivelamento entre os conhecimentos dos membros que são mais familiarizados com somente uma das grandes áreas do programa, ou até mesmo com nenhuma delas; b) Escolha de uma abordagem que contemple a grande heterogeneidade de interesses dos presentes e; c) Utilização de uma linguagem que possa ser facilmente compreendida por participantes oriundos de contextos sociais variados. Entretanto, apesar dos obstáculos encontrados, percebeu-se, por meio das respostas e reações dos participantes, que as reuniões do grupo foram capazes de cumprir as expectativas no que concerne a suas funções culturais, educativas, lúdicas e sociais. Conclui-se, portanto, que tendo em vista a dedicação dos alunos bolsistas, professores coordenadores e demais participantes é possível superar dificuldades de comunicação características de projetos de extensão interdisciplinares.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62339
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_vlfpegado.pdf44,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.