Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62241
Tipo: Artigo de Evento
Título: Um estudo bibliométrico sobre o ensino de engenharia de produção a partir da simulação
Título em inglês: A bibliometric study on the teaching of production engineering from the simulation
Autor(es): Correia, Tarcia Portela de Carvalho
Pontes, Heráclito Lopes Jaguaribe
Oliveira Neto, Pedro Celestino de
Albertin, Marcos Ronaldo
Palavras-chave: Ensino em engenharia de produção;Estudo bibliométrico;Simulação
Data do documento: 2013
Citação: CORREIA, Tarcia Portela de Carvalho; PONTES, Heráclito Lopes Jaguaribe; OLIVEIRA NETO, Pedro Celestino de; ALBERTIN, Marcos Ronaldo. Um estudo bibliométrico sobre o ensino de engenharia de produção a partir da simulação. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, XX., 04 a 06 nov. 2013, Bauru, São Paulo, Brasil. Anais[…] Bauru, São Paulo, 2013. Tema: “Engenharia de produção & objetivos de desenvolvimento do milênio”.
Resumo: Este trabalho aborda a utilização da simulação no ensino de engenharia de produção. A simulação é uma ferramenta onde se constroem cenários e situações que estimulam a resolução de problemas pelo aluno que tenta resolvê-los, desenvolvendo ssua criatividade e autonomia. Este artigo reúne trabalhos que envolvem simulação e ensino de engenharia de produção de dois grandes eventos, enegep e simpep, em um estudo bibliométrico, com o objetivo de ressaltar a produtividade em relação a esse tema, assim como os principais autores, instituições e regiões das publicações. Escolheram-se palavras-chave baseadas no tema e foi feita uma seleção de artigos nos anais dos congressos, entre os anos de 2005 a 2012, obtendo-se 72 artigos. Com os artigos obtidos, comparações foram feitas em gráficos abordando a quantidade de artigos sobre o assunto entre os anos, os congressos, os autores, as instituições, os temas e as regiões. A partir dos resultados obtidos, percebe-se uma tendência de centralização de publicações de instituições das regiões sul e sudeste.
Abstract: This paper discusses the use of simulation in the teaching of engineering production. Simulation is a tool where you build scenarios and situations that encourage problem solving by the student who tries to resolve them by developing their creativity and autonomy. This article brings together works that involve simulation and engineering education production of two major events, and enegep simpep in a bibliometric study, in order to emphasize productivity in relation to this issue, as well as key authors, institutions and regions of publications. Were chosen keywords based on the theme and was made a selection of articles in the annals of, between the years 2005-2012, yielding 72 articles. With the articles obtained comparisons were made in graphics addressing the amount of articles on the issue between the years, the congress, the authors, the institutions, the themes and regions. From the results obtained, we can see a trend of centralization of publications of institutions in the south and southeast.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62241
ISSN: 1809-7189
Aparece nas coleções:DEPR - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_tpccorreira.pdf555,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.