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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62169
Type: | TCC |
Title: | Utilização de tecnologia de transmissão magnética em aerogeradores |
Authors: | Campos, Diêgo Menezes |
Advisor: | Câmara, Raphael Amaral da |
Keywords: | Transmissão magnética;Aerogeradores;Energia eolioelétrica;Engrenagens magnéticas;Direct drive;M-CVT |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | CAMPOS, Diêgo Menezes. Utilização de tecnologia de transmissão magnética em aerogeradores. 2021. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho visa, por meio do estudo e da análise de diversos artigos, fazer uma revisão bibliográfica à respeito da utilização de engrenagens magnéticas como uma parte integral da transmissão de aerogeradores (particularmente os de grande escala), eventualmente integrando um sistema único de direct drive entre gerador e transmissão. Para o tal, serão apresentados artigos e estudos sobre os mais diversos tipos de topologias de engrenagens magnéticas e seu funcionamento será detalhado. A maior parte dos artigos analisados no presente documento são de cunho teórico e experimental e serão analisados afim de desenvolver um arcabouço teórico necessário para a compreensão de sistemas M-CVT e Direct Drive. Em seguida, serão apresentadas conclusões, baseadas em aplicações reais e testes em laboratórios realizados pelos artigos analisados e por dois grandes projetos (InnWind e DemoWind) financiados pela União Europeia, acerca do questionamento se engrenagens magnéticas realmente são viáveis para aplicações de geração eolioelétrica e se é possível obter redução significativa de custos à longo prazo a ponto de justificar o investimento que já foi e ainda deve ser feito em R&D nessa tecnologia. |
Abstract: | This work seeks, through the study and analysis of a variety of articles, to make a bibliographic review about the utilization of magnectic gears as an integral part of aerogenerator transmissions (particularly the large scale ones), eventually integrating a direct drive system between generator and transmission. To do such, studies and articles will be presented about a variety of magnectic gear topologies and their detailed functioning. Most of the analysed articles on this document are theoretical and experimental and will be analysed as to develop the necessary theoretical framework to comprehend M-CVT and Direct Drive. Then, conclusions will be presented, based on real applications, lab tests made by the aforementioned articles and two big projects (InnWind and DemoWind), so that it will be possible to conclude whether or not magnectic gears are actually viable for Wind energy applications and if it is possible to significantly reduce long term costs as to justify the investment in R&D that has been and still is being done on this technology. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62169 |
Appears in Collections: | ENGENHARIA ELÉTRICA - Monografias |
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