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Tipo: TCC
Título : Controle digital de velocidade de um motor CC de baixa potência utilizando arduino
Autor : Montenegro, Larissa Pacheco
Tutor: Correia, Wilkley Bezerra
Palabras clave : Motor CC;Controle de velocidade;Controle PI;Arduino
Fecha de publicación : 2021
Citación : MONTENEGRO, Larissa Pacheco. Controle digital de velocidade de um motor CC de baixa potência utilizando arduino. 2021. 59 f. Monografia (Graduação Engenharia Elétrica) – Centro de Tecnologias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho apresenta umas das técnicas de implementação de estratégia de controle digital do tipo PI (proporcional – integral), para regular a velocidade de um motor de corrente contínua de baixa potência, fazendo uma análise da modulação de pulsos (PWM), utilizando Arduino e ponte H. Primeiramente, obteve-se o modelo matemático do motor CC. Em seguida foram realizados alguns testes práticos para adquirir a resposta ao degrau da planta, com intuito de obter a função de transferência. Posteriormente foi realizada a sintonização do controlador proporcional e integral, que foi implementado em código via Arduino. Ao final testou-se a planta com controle implementado, confirmando que o compensador desenvolvido funciona de forma eficiente no controle do motor escolhido para a realização deste trabalho.
Abstract: This paper presents a methodology to develop a proportional and integral (PI) controller to regulate the speed of a low potency DC- motor, making an analysis of pulse width modulation (PWM), using Arduino and H-bridge. Work began with the mathematical model of the DC engine. Afterwards a few practical tests were made to acquire the step response to the plant, with the intention of obtaining the transference function. Subsequently the syntonization of the proportional and integral controller was performed, implemented in code by Arduino. Finally, the plant was tested with the implemented control, confirming that the developed compensator works efficiently in the control of the engine selected for this work.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62150
Aparece en las colecciones: ENGENHARIA ELÉTRICA - Monografias

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