Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62135
Tipo: | Resumo |
Título : | Desenvolvendo conhecimentos sobre primeiros socorros para um grupo escoteiro: relato de experiência da fisioterapia |
Autor : | Lima, Thaiana Marcelino Barbosa, Maria Paula Ribeiro Góis, Antônio Lucas Oliveira Campos, Natália Antunes Macena, Raimunda Hermelinda Maia |
Palabras clave : | Primeiros socorros;Educação em saúde;Promoção da saúde;Fisioterapeutas - Formação |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | LIMA, Thaiana Marcelino; BARBOSA, Maria Paula Ribeiro; GÓIS, Antônio Lucas Oliveira; CAMPOS, Natália Antunes; MACENA, Raimunda Hermelinda Maia. Desenvolvendo conhecimentos sobre primeiros socorros para um grupo escoteiro: relato de experiência da fisioterapia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumen en portugués brasileño: | INTRODUÇÃO: É competência do Profissional Fisioterapeuta desenvolver ações de Promoção, proteção e reabilitação da saúde de maneira individual e coletiva sendo capaz de pensar criticamente e desenvolver ações para atender as demandas da sociedade. O Programa de Extensão de Promoção da Saúde (PROSA) desempenha ações múltiplas que possibilita ao acadêmico desenvolver habilidades e competências indispensáveis para sua formação. Primeiros Socorros são conhecimentos indispensáveis a escoteiros pois estes desenvolvem atividades ao ar livre. OBJETIVO: descrever o processo de desenvolvimento de atividades sobre Primeiros Socorros em um grupo escoteiro em Fortaleza/CE . METODOLOGIA: Relato de experiência, descritivo e qualitativo de uma série de Intervenções do PROSA entre Janeiro a Julho de 2016, junto a 28 adolescentes. As atividades basearam-se numa abordagem teórico - pratica sobre Primeiros socorros, abordando informações sobre os cuidados com a vítima e o socorrista tendo como sustentação a teoria de Ausbel (aprendizagem significativa) e Bruner (aprendizagem por descoberta). RESULTADO: Foram realizadas 4 atividades, com duração média de 3 horas, com a tropa de escoteiros (11a 15 anos); foram abordadas temáticas de primeiros socorros, além da formação do Kit de primeiros socorros da tropa.Os adolescentes demonstraram interesse pelas atividades propostas, também sendo protagonistas no processo de aprendizagem. CONCLUSÃO: O uso de intervenção educativa em saúde que se apoie em modelos pedagógicos ativos e que estimulem a reflexão são efetivos. A atuação do graduando em diferentes ambientes de intervenção possibilita o desenvolvimento da criticidade e resolutividade de problemas de saúde demandados pela população. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62135 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_tmlima.pdf | 45,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.