Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62135
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Thaiana Marcelino-
dc.contributor.authorBarbosa, Maria Paula Ribeiro-
dc.contributor.authorGóis, Antônio Lucas Oliveira-
dc.contributor.authorCampos, Natália Antunes-
dc.contributor.authorMacena, Raimunda Hermelinda Maia-
dc.date.accessioned2021-11-17T16:17:29Z-
dc.date.available2021-11-17T16:17:29Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationLIMA, Thaiana Marcelino; BARBOSA, Maria Paula Ribeiro; GÓIS, Antônio Lucas Oliveira; CAMPOS, Natália Antunes; MACENA, Raimunda Hermelinda Maia. Desenvolvendo conhecimentos sobre primeiros socorros para um grupo escoteiro: relato de experiência da fisioterapia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62135-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrimeiros socorrospt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subjectFisioterapeutas - Formaçãopt_BR
dc.titleDesenvolvendo conhecimentos sobre primeiros socorros para um grupo escoteiro: relato de experiência da fisioterapiapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrINTRODUÇÃO: É competência do Profissional Fisioterapeuta desenvolver ações de Promoção, proteção e reabilitação da saúde de maneira individual e coletiva sendo capaz de pensar criticamente e desenvolver ações para atender as demandas da sociedade. O Programa de Extensão de Promoção da Saúde (PROSA) desempenha ações múltiplas que possibilita ao acadêmico desenvolver habilidades e competências indispensáveis para sua formação. Primeiros Socorros são conhecimentos indispensáveis a escoteiros pois estes desenvolvem atividades ao ar livre. OBJETIVO: descrever o processo de desenvolvimento de atividades sobre Primeiros Socorros em um grupo escoteiro em Fortaleza/CE . METODOLOGIA: Relato de experiência, descritivo e qualitativo de uma série de Intervenções do PROSA entre Janeiro a Julho de 2016, junto a 28 adolescentes. As atividades basearam-se numa abordagem teórico - pratica sobre Primeiros socorros, abordando informações sobre os cuidados com a vítima e o socorrista tendo como sustentação a teoria de Ausbel (aprendizagem significativa) e Bruner (aprendizagem por descoberta). RESULTADO: Foram realizadas 4 atividades, com duração média de 3 horas, com a tropa de escoteiros (11a 15 anos); foram abordadas temáticas de primeiros socorros, além da formação do Kit de primeiros socorros da tropa.Os adolescentes demonstraram interesse pelas atividades propostas, também sendo protagonistas no processo de aprendizagem. CONCLUSÃO: O uso de intervenção educativa em saúde que se apoie em modelos pedagógicos ativos e que estimulem a reflexão são efetivos. A atuação do graduando em diferentes ambientes de intervenção possibilita o desenvolvimento da criticidade e resolutividade de problemas de saúde demandados pela população.pt_BR
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_tmlima.pdf45,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.