Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62070
Tipo: Resumo
Título: O que a arte e a psicanálise permitem interrogar sobre o estatuto do ódio
Autor(es): Laboreiro, Tabata Isis Silva
Veras, Mariana Lopes
Pereira, Caciana Linhares
Palavras-chave: Psicanálise e arte;Ódio;Violência;Psicologia
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: LABOREIRO, Tábata Isis Silva; VERAS, Mariana Lopes; PEREIRA, Caciana Linhares. O que a arte e a psicanálise permitem interrogar sobre o estatuto do ódio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: O trabalho apresenta os móbeis de uma discussão que vem sendo travada no âmbito do Projeto de Extensão “Cine Freud, Cultura e Arte”. Desta discussão, que de um modo mais amplo interroga a problemática do ódio e seus destinos subjetivos e culturais, recorta-se aqui elementos do filme Relatos Selvagens e de dois contos do escritor brasileiro Rubem Fonseca, “Passeio Noturno I” e “Passeio Noturno II”. Aborda-se, de modo específico, a forma como estas histórias são contadas e o efeito que desperta em seus leitores/expectadores. Na obra de Rubem Fonseca, especificamente nestes contos, e no filme dirigido por Szifron, qual a fronteira entre ódio e violência? Podemos falar em ódio em ambas as obras na medida em que o ódio é constitutivo do sujeito e, segundo a Psicanálise, inevitável. A questão que se coloca, portanto, é: como manejá-lo? Discute-se,assim, a afirmativa de que a violência e o ódio não podem ser situados como equivalentes. Lacan compreende o ódio como uma das paixões do ser, aliado ao amor e a ignorância, e a paixão se caracterizaria por apresentar uma suspensão provisória da barra que separa o significante do significado. Quando tomadas pelo ódio, as pessoas vivem uma experiência marcada pelo unívoco. Por outro lado, a violência se apresenta como um dos destinos do ódio. Embora esse não seja propriamente um conceito psicanalítico, a violência é posta por Freud como em sua aproximação com o poder: o exercício de um poder ou de uma força sobre um outro. Esses dois termos, violência e poder, que hoje parecem se opor, têm uma origem comum, um se desenvolveu a partir do outro. Seguindo estas proposições, observamos que o filme e os contos que se constituíram como objeto desta análise permitem isolar mecanismos específicos do ódio e da violência, além de promoverem um questionamento em torno de sua produção ideológica, desvelando a violência exercida pelo discurso normativo, que encontra no Direito uma de suas faces.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62070
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_tislaboreiro.pdf44,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.