Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62022
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Validação do Learning Climate Questionnaire (LCQ): um questionário para avaliação do clima de aprendizagem
Título en inglés: Validation of Learning Climate Questionnaire (LCQ): a questionnaire for the climate assessment learning
Autor : Costa, Luciane Cristina Arantes da
Both, Jorge
Passos, Patricia Carolina Borsato
Medeiros, Alexandre Igor Araripe
Marôco, João
Vieira, Lenamar Fiorese
Palabras clave : validação;clima de aprendizagem;escola;questionário;psicometria;validation;learning climate;schoo;questionnaire;psychometry
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Revista de Educação Física
Citación : COSTA, Luciane Cristina Arantes da et al. Validação do Learning Climate Questionnaire (LCQ): um questionário para avaliação do clima de aprendizagem,Validation of Learning Climate Questionnaire (LCQ): a questionnaire for the climate assessment learning. Revista de Educação Física, [s. i.], v. 85, n. 2, p. 07-25. 2016
Resumen en portugués brasileño: Introdução: O clima de aprendizagem é considerado uma atmosfera apropriada para que os alunos possam criar vínculos afetivos no ambiente escolar, influenciando sua motivação. Objetivo: Validar o questionário Learning Climate Questionnaire (LCQ) para a realidade brasileira. Métodos: A adaptação transcultural foi realizada por três doutores em Psicologia do Esporte envolvidos no processo de avaliação de validade de conteúdo, após a realização da tradução e da tradução reversa para o inglês. Para a avaliação da consistência interna e validação do constructo do LCQ a amostra foi composta por 403 alunos de escolas estaduais do noroeste do Paraná. A Análise Fatorial Confirmatória foi realizada por meio do Método de Máxima Verossimilhança. Resultados: Os resultados evidenciaram que a versão para a língua portuguesa contém questões adequadas em relação à clareza de linguagem e pertinência prática (CVC>0,83). A fidedignidade teste-reteste foi satisfatória (R=0,72). A análise fatorial confirmatória apresentou índices de ajustamento adequados (χ2/gl = 2,81, GFI = 0,92, CFI = 0,93, TLI = 0,92, RMSEA = 0,06). Conclusão: Concluiu-se que a versão para a língua portuguesa do LCQ mostrou-se válida para avaliar o clima de aprendizagem no contexto escolar brasileiro.
Abstract: Introduction: The learning environment is considered an appropriate atmosphere for students to create emotional bonds in the school environment, influencing their motivation. Objective: Validate the questionnaire Learning Climate Questionnaire (LCQ) to the Brazilian context. Methods: The cross-cultural adaptation was performed by three experts in Sport Psychology involved in the assessment of content validity, after the completion of translation and back translation. For the internal consistency and construct validation of the LCQ the sample consisted of 403 students from public schools in the northwest of Paraná. The Confirmatory Factor Analysis was performed using the Maximum Likelihood method. Results: The results showed that the version for the Portuguese language contains appropriate questions for clarity of language and practical relevance (CVC> 0,83). The test-retest reliability was satisfactory (R = 0,72). Confirmatory factor analysis presented adjustment indices suitable (χ2/df = 2,81, GFI = 0,92, CFI = 0,93, TLI = 0,92, RMSEA = 0,06). Conclusion: The Brazilian Portuguese version of LCQ showed evidences of validity to evaluate the learning climate on the scholar Brazilian context
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62022
Aparece en las colecciones: IEFES - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_art_lcacosta.pdf2,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.