Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62022
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Validação do Learning Climate Questionnaire (LCQ): um questionário para avaliação do clima de aprendizagem |
Título en inglés: | Validation of Learning Climate Questionnaire (LCQ): a questionnaire for the climate assessment learning |
Autor : | Costa, Luciane Cristina Arantes da Both, Jorge Passos, Patricia Carolina Borsato Medeiros, Alexandre Igor Araripe Marôco, João Vieira, Lenamar Fiorese |
Palabras clave : | validação;clima de aprendizagem;escola;questionário;psicometria;validation;learning climate;schoo;questionnaire;psychometry |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Revista de Educação Física |
Citación : | COSTA, Luciane Cristina Arantes da et al. Validação do Learning Climate Questionnaire (LCQ): um questionário para avaliação do clima de aprendizagem,Validation of Learning Climate Questionnaire (LCQ): a questionnaire for the climate assessment learning. Revista de Educação Física, [s. i.], v. 85, n. 2, p. 07-25. 2016 |
Resumen en portugués brasileño: | Introdução: O clima de aprendizagem é considerado uma atmosfera apropriada para que os alunos possam criar vínculos afetivos no ambiente escolar, influenciando sua motivação. Objetivo: Validar o questionário Learning Climate Questionnaire (LCQ) para a realidade brasileira. Métodos: A adaptação transcultural foi realizada por três doutores em Psicologia do Esporte envolvidos no processo de avaliação de validade de conteúdo, após a realização da tradução e da tradução reversa para o inglês. Para a avaliação da consistência interna e validação do constructo do LCQ a amostra foi composta por 403 alunos de escolas estaduais do noroeste do Paraná. A Análise Fatorial Confirmatória foi realizada por meio do Método de Máxima Verossimilhança. Resultados: Os resultados evidenciaram que a versão para a língua portuguesa contém questões adequadas em relação à clareza de linguagem e pertinência prática (CVC>0,83). A fidedignidade teste-reteste foi satisfatória (R=0,72). A análise fatorial confirmatória apresentou índices de ajustamento adequados (χ2/gl = 2,81, GFI = 0,92, CFI = 0,93, TLI = 0,92, RMSEA = 0,06). Conclusão: Concluiu-se que a versão para a língua portuguesa do LCQ mostrou-se válida para avaliar o clima de aprendizagem no contexto escolar brasileiro. |
Abstract: | Introduction: The learning environment is considered an appropriate atmosphere for students to create emotional bonds in the school environment, influencing their motivation. Objective: Validate the questionnaire Learning Climate Questionnaire (LCQ) to the Brazilian context. Methods: The cross-cultural adaptation was performed by three experts in Sport Psychology involved in the assessment of content validity, after the completion of translation and back translation. For the internal consistency and construct validation of the LCQ the sample consisted of 403 students from public schools in the northwest of Paraná. The Confirmatory Factor Analysis was performed using the Maximum Likelihood method. Results: The results showed that the version for the Portuguese language contains appropriate questions for clarity of language and practical relevance (CVC> 0,83). The test-retest reliability was satisfactory (R = 0,72). Confirmatory factor analysis presented adjustment indices suitable (χ2/df = 2,81, GFI = 0,92, CFI = 0,93, TLI = 0,92, RMSEA = 0,06). Conclusion: The Brazilian Portuguese version of LCQ showed evidences of validity to evaluate the learning climate on the scholar Brazilian context |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62022 |
Aparece en las colecciones: | IEFES - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_art_lcacosta.pdf | 2,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.