Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62022
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorCosta, Luciane Cristina Arantes da-
dc.contributor.authorBoth, Jorge-
dc.contributor.authorPassos, Patricia Carolina Borsato-
dc.contributor.authorMedeiros, Alexandre Igor Araripe-
dc.contributor.authorMarôco, João-
dc.contributor.authorVieira, Lenamar Fiorese-
dc.date.accessioned2021-11-12T15:25:37Z-
dc.date.available2021-11-12T15:25:37Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCOSTA, Luciane Cristina Arantes da et al. Validação do Learning Climate Questionnaire (LCQ): um questionário para avaliação do clima de aprendizagem,Validation of Learning Climate Questionnaire (LCQ): a questionnaire for the climate assessment learning. Revista de Educação Física, [s. i.], v. 85, n. 2, p. 07-25. 2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62022-
dc.description.abstractIntroduction: The learning environment is considered an appropriate atmosphere for students to create emotional bonds in the school environment, influencing their motivation. Objective: Validate the questionnaire Learning Climate Questionnaire (LCQ) to the Brazilian context. Methods: The cross-cultural adaptation was performed by three experts in Sport Psychology involved in the assessment of content validity, after the completion of translation and back translation. For the internal consistency and construct validation of the LCQ the sample consisted of 403 students from public schools in the northwest of Paraná. The Confirmatory Factor Analysis was performed using the Maximum Likelihood method. Results: The results showed that the version for the Portuguese language contains appropriate questions for clarity of language and practical relevance (CVC> 0,83). The test-retest reliability was satisfactory (R = 0,72). Confirmatory factor analysis presented adjustment indices suitable (χ2/df = 2,81, GFI = 0,92, CFI = 0,93, TLI = 0,92, RMSEA = 0,06). Conclusion: The Brazilian Portuguese version of LCQ showed evidences of validity to evaluate the learning climate on the scholar Brazilian contextpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Educação Físicapt_BR
dc.subjectvalidaçãopt_BR
dc.subjectclima de aprendizagempt_BR
dc.subjectescolapt_BR
dc.subjectquestionáriopt_BR
dc.subjectpsicometriapt_BR
dc.subjectvalidationpt_BR
dc.subjectlearning climatept_BR
dc.subjectschoopt_BR
dc.subjectquestionnairept_BR
dc.subjectpsychometrypt_BR
dc.titleValidação do Learning Climate Questionnaire (LCQ): um questionário para avaliação do clima de aprendizagempt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrIntrodução: O clima de aprendizagem é considerado uma atmosfera apropriada para que os alunos possam criar vínculos afetivos no ambiente escolar, influenciando sua motivação. Objetivo: Validar o questionário Learning Climate Questionnaire (LCQ) para a realidade brasileira. Métodos: A adaptação transcultural foi realizada por três doutores em Psicologia do Esporte envolvidos no processo de avaliação de validade de conteúdo, após a realização da tradução e da tradução reversa para o inglês. Para a avaliação da consistência interna e validação do constructo do LCQ a amostra foi composta por 403 alunos de escolas estaduais do noroeste do Paraná. A Análise Fatorial Confirmatória foi realizada por meio do Método de Máxima Verossimilhança. Resultados: Os resultados evidenciaram que a versão para a língua portuguesa contém questões adequadas em relação à clareza de linguagem e pertinência prática (CVC>0,83). A fidedignidade teste-reteste foi satisfatória (R=0,72). A análise fatorial confirmatória apresentou índices de ajustamento adequados (χ2/gl = 2,81, GFI = 0,92, CFI = 0,93, TLI = 0,92, RMSEA = 0,06). Conclusão: Concluiu-se que a versão para a língua portuguesa do LCQ mostrou-se válida para avaliar o clima de aprendizagem no contexto escolar brasileiro.pt_BR
dc.title.enValidation of Learning Climate Questionnaire (LCQ): a questionnaire for the climate assessment learningpt_BR
Aparece en las colecciones: IEFES - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_art_lcacosta.pdf2,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.