Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61994
Type: Dissertação
Title: A contextualização do tema cidade no ensino de Geografia escolar: contribuições para as práticas pedagógicas e a aprendizagem na educação básica
Authors: Basílio, Edvar Ferreira
Advisor: Ribeiro, Luís Távora Furtado
Keywords: Educação;Currículo;Ensino de Geografia
Issue Date: 2021
Citation: BASÍLIO, Edvar Ferreira. A contextualização do tema cidade no ensino de Geografia escolar: contribuições para as práticas pedagógicas e a aprendizagem na educação básica.Orientador: Luis Távora Furtado Ribeiro. 2021. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: O autor desse trabalho parte do princípio de que os espaços do cotidiano em que o aluno se insere são afluentes de múltiplas possibilidades metodológicas de ensino e de aprendizagem e que a realidade concreta, consumada nos contextos urbanos para a maioria da população, precisa ser incluída efetivamente nas práticas pedagógicas da Educação Básica. Fundamentado nisso é que o objetivo geral dessa pesquisa é discutir o desenvolvimento de práticas pedagógicas e de aprendizagem na Educação Básica com suporte na contextualização do tema cidade no componente curricular de Geografia. A referência socioespacial é a cidade de Fortaleza-CE, com foco investigativo no 3º, 5º e 7º anos da etapa do Ensino Fundamental. Por meio de abordagem qualitativa, com base em pesquisa teórica e pesquisa de campo, o texto se organiza em três seções, as quais interagem e se complementam formando um conjunto interdependente e agregado: (a) Fundamentos teóricos e metodológicos: Que se apoia nas categorias geográficas de Paisagem e Lugar para apresentar o potencial educador da cidade do aluno; (b) Pesquisa de campo: Que demonstra como a cidade do aluno está presente nas metodologias de ensino e de aprendizagem de professores da Educação Básica; (c) Proposições didático-metodológicas: Que delineia, com suporte nos dois primeiros estágios da pesquisa, contribuições para a promoção dos espaços citadinos nas ações escolares. Dentre suas conclusões, esse estudo constatou: Que as temáticas acerca da cidade do aluno são pouco destacadas nas práticas pedagógicas; Que as metodologias de ensino e de aprendizagem privilegiam os conhecimentos dos manuais didáticos em detrimento da realidade que se manifesta na conjuntura vivida; Que o conhecimento, a leitura, a interpretação crítica e a ressignificação da realidade socioespacial por parte do educando são pilares de uma educação que se norteia para o exercício da cidadania. O panorama dos espaços sensoriais, afetivos e relacionais em que o aprendiz se incorpora pode ser o pressuposto para instigar os indivíduos a se reconhecerem como sujeitos detentores de direitos, deveres, responsabilidades e imbuídos da capacidade de intervir no horizonte circundante. A expectativa é que essa pesquisa motive a consecução de estratégias didático-metodológicas que encorajam a busca pela qualidade social da educação, pois se acredita que a escola é um espaço privilegiado para entusiasmar a participação da vida em comunidade e de conscientizar no sentido do bem viver na cidade.
Abstract: The author of this paper comes from the principle that the everyday spaces on which the student inserts himself are afluents of multiple methodological possibilities of teaching and apprenticeship and that the concrete reality, within the urban contexts for the majority of population, needs to be included effectively on the pedagogical practices of the Basic Education. Based on this is the general objective of this research, which consists of discussing the development of pedagogical practices and of apprenticeship in Basic Education with support in the contextualization of the city theme in the curricular component of geography. The sociospatial reference is the city of Fortaleza - Ceará, with the investigative focus in the 3rd, 5th and 7th grades of elementary school. By means of qualitative approach, based in theoretical research and field research, the paper organizes itself in three main sessions, which interact and complement forming an independent and aggregated conjunct: a) Theoretical and Methodological Fundamentals: Which supports itself on the geographical categories of Landscape and Place to present the educative purpose of the student’s city; b) Field Research: Which demonstrates how the student’s city is present in the methodologies of teaching and apprenticeship of teachers of Basic Education; c) Didactic-Methodological Propositions: Which delineates, with support of the first two research stages, contributions for the promotion of urban spaces in the scholar actions. Within its conclusions, this research ascertained: That the themes about the student’s city are less highlighted in pedagogical practices; That the methodologies of teaching and apprenticeship privilege the knowledges of didathical manuals in detriment of the reality that manifests itself in the faced conjuncture; That knowledge, reading, critical interpretation and the redefinition of the sociospatial reality of the student are part of a education that orientates itself to the citizenship exercise. The panorama of sensorial, affective and relational spaces in which the apprentice incorporates himself can be the assumption to instigate the individuals to recognize themselves as individuals who detain rights, duties, responsibilities and are imbued with the capacity to intervene in the circudant horizon. The expectation is that this research motivates the acquisition of didactic-methodological strategies that encourage the search for social quality of education, since it’s believed that school is a privileged space to influence participation in community’s life and to raise awareness on the meaning of a good living in the city.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61994
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_dis_efbasilio.pdf1,94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.