Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61988
Tipo: Dissertação
Título : Práticas educativas digitais no facebook e formação de identidade: percepções de adolescentes discentes de uma escola pública do Ceará
Autor : Muniz, Karla Renata de Aguiar
Tutor: Santana, José Rogério
Palabras clave : Práticas educativas digitais;Facebook;Formação de Identidade;Geração Z
Fecha de publicación : 2021
Citación : MUNIZ, Karla Renata de Aguiar. Práticas educativas digitais no facebook e formação de identidade: percepções de adolescentes discentes de uma escola pública do Ceará. Orientador: José Rogério Santana. 2021. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumen en portugués brasileño: A utilização cada vez mais crescente da internet e das mídias/redes sociais digitais, sobretudo o Facebook, por meio de práticas educativas digitais, pode influenciar na vida e na formação da identidade de adolescentes discentes, expondo algumas nuances comportamentais do mundo virtual ao real. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva compreender as práticas educativas digitais na rede social Facebook, influenciadora da/na formação identitária de jovens adolescentes alunos(as) de uma escola pública estadual do Ceará. Metodologicamente, a presente pesquisa é classificada como sendo de natureza básica teórico-empírica, interligando pesquisa bibliográfica com pesquisa de campo. Trata-se de um estudo misto ou qualitativo-quantitativo quanto à abordagem do problema, exploratório quanto ao objetivo. Quanto ao método procedimental, trata-se de um estudo de caso com emprego de revisão de literatura, complementando-se com pesquisa de campo por meio do instrumento do questionário aberto, via aplicativo Google Forms, para pesquisa e coleta de informações aplicado a 13 (treze) “Zs”, ou seja, 13 jovens adolescentes discentes de ambos os sexos, entre 13 e 17 anos, que, do ponto de vista sociológico comportamental, pertencem à geração “Z”, nascidos (as) entre 1996 e 2010. Tais jovens estão regularmente matriculados (as) no Ensino Médio e são usuários(a) da rede social Facebook. Os/as “Zs” participaram voluntariamente desta pesquisa, após ser-lhes garantido o anonimato e os demais aspectos éticos da pesquisa, como: Termo de Autorização da Escola, assinado pelo Diretor; Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e Termo de Assentimento Livre e Esclarecido, estes últimos, assinados pelos pais ou responsáveis e pelos (as) “Zs”, respectivamente. Quanto às técnicas de análise dos dados e resultados, utilizou-se a interpretação de conteúdo referente à revisão de literatura e à análise crítica do discurso sócio-histórico, concernente ao teor das respostas recolhidas e transcritas para o corpo textual deste estudo. Conclui-se que se, por um lado, o uso da internet e das mídias/redes sociais digitais por jovens adolescentes discentes tem sido uma crescente constante, apresentando aspectos positivos no tocante ao processo educacional via interação, comunicação, informação, novas descobertas e autorrepresentação no processo de formação de identidade; por outro lado, a habitação nas redes sociais em geral e no Facebook, em específico, apresenta alguns riscos interpessoais, sociais e familiares.
Abstract: The increasing use of the internet and digital media/social networks, especially Facebook, through digital educational practices can influence the life and identity formation of teenage students, exposing some behavioral nuances from the virtual to the real world. In this sense, this research aims to understand the digital educational practices in the Facebook social network that influence the identity formation of young adolescent students in a state public school in Ceará. Methodologically, this research is classified as having a basic theoretical-empirical nature, linking bibliographical research with field research. This is a mixed or qualitative-quantitative study regarding the approach to the problem, exploratory regarding the objective. As for the procedural method, it is a case study with the use of literature review, complemented with field research through the open questionnaire instrument, via Google Forms application, for research and information collection applied to 13 (thirteen) “Zs”, that is, 13 young adolescent students of both sexes between 13 and 17 years old, who from a sociological behavioral point of view belong to the “Z” generation, born between 1996 and 2010. Such young people are regularly enrolled. ) in high school and users of the social network Facebook. The "Zs" voluntarily participated in this research, after being guaranteed anonymity and other ethical aspects of the research, such as: School Authorization Term, signed by the Director, Informed Consent Term and Informed Consent Term, the latter, signed by the parents or guardians and by the “Zs”, respectively. As for data and results analysis techniques, we used the interpretation of content referring to the literature review and critical analysis of the socio-historical discourse, concerning the content of the responses collected and transcribed for the textual body of this study. It is concluded that, on the one hand, the use of the internet and digital media/social networks by young adolescent students has been constantly increasing, presenting positive aspects regarding the educational process through interaction, communication, information, new discoveries and self-representation in the process. of identity formation. On the other hand, housing on social networks in general and on Facebook in particular presents some interpersonal, social and family risks.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61988
Aparece en las colecciones: PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_dis_kramuniz.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.