Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61965
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Educação, eficiência técnica e produtividade diferencial na região semi-árida do nordeste |
Título en inglés: | Education, technical efficience and productivity differencial in semi-arid region of northeast |
Autor : | Khan, Ahmad Saeed Silva, Lúcia Maria Ramos |
Palabras clave : | Produtividade agrícola - Educação;Tecnologia neutra;Tecnologia não neutra;Education level |
Fecha de publicación : | ene-1995 |
Editorial : | Revista de Economia e Sociologia Rural |
Citación : | KHAN, Ahmad Saeed; SILVA, Lúcia Maria Ramos. Educação, eficiência técnica e produtividade diferencial na região semi-árida do nordeste. Revista de Economia e Sociologia Rural, Brasília, v. 33, n. 1, p. 59-71, jan./mar.1995. |
Resumen en portugués brasileño: | Verificou-se a influência do nível educacional sobre o valor da produção e elasticidade parciais dos fatores de produção. Estimou-se também a contribuição dos insumos na produtividade diferencial dos produtores em diferentes níveis educacionais. A técnica utilizada foi regresso múltipla. Conclui-se que o nível educacional tem influência positiva sobre o valor da produção e que os níveis educacionais considerados nesta pesquisa não influenciam as elasticidades parciais dos fatores de produção. Verificou-se que tecnologia neutra e contribuição de diferença em uso insumos favoreceram os produtores com até 2 anos de estudo. A tecnologia não neutra beneficiou os produtores com mais de dois anos de estudo. A diferença total da produção por hectare é maior nas propriedades dos produtores com maior nível educacional. |
Abstract: | Toe main objective ofthis research is to estimate the influence of education levei on agricultural production and efficiency of input use and also to verify the contribution of factors to productivity differencial on farms owned by farmers with different . levei of education. For this purpose, multiple regression technique is used. The results suggested that education levei influenced positively agricultural production, but did not influence the parcial elasticity of inputs used. It was observed tha neutral technology and input use difference contribution benefited farmers with education levei 1. On the other hand, non neutral technology is in favor of producers having more than 2 years of schoolings. It can be said that total diference in per hectare value of output in the country of Petrolina is more on farms belonging to farmers who have more that 2 years of schoolings. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61965 |
ISSN : | 1806-9134 1806-9479 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DEA - Artigos publicados em revista científica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
1995_art_askhan.pdf | 826,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.