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Tipo: Tese
Título: A elaboração de artefatos digitais na disciplina Administração Financeira de um curso de ciências contábeis, sob a óptica da Teoria da Atividade
Autor(es): Arruda, Juliana Silva
Orientador: Castro Filho, José Aires de
Palavras-chave: Teoria da Atividade;Artefatos digitais;Ciências Contábeis
Data do documento: 2021
Citação: ARRUDA, Juliana Silva. A elaboração de artefatos digitais na disciplina Administração Financeira de um curso de ciências contábeis, sob a óptica da Teoria da Atividade. Orientador: José Aires de Castro Filho. 2021. 205 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: As Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) ocasionam modificações na dinâmica histórica, cultural e social. Consideradas como artefatos constituintes da vida dos sujeitos, as suas utilizações podem assumir um caráter significativo, pedagógico e transformador. Os artefatos digitais tornam-se elementos pertencentes à cultura e às atividades desenvolvidas pelos alunos. O uso destes nos processos de ensino e aprendizagem acarreta a necessidade de compreender o seu potencial como aliado pedagógico, considerando a Teoria da Atividade como constructo teórico. Nessa perspectiva, este estudo tem por objetivo geral analisar a utilização dos artefatos digitais como apoio para o desenvolvimento de habilidades para atuação do contador com base na Teoria da Atividade. Sendo assim, esta investigação foi desenvolvida na Universidade Federal do Ceará, com alunos do quinto semestre do curso de Contabilidade, apresentando como contexto a disciplina Administração Financeira. No que se refere aos instrumentos de coleta, foram utilizadas observação participante, caderno de registro, entrevistas/depoimentos, registros das trocas que ocorreram no grupo do aplicativo WhatsApp, comentários no mural, postagens e atividades da Sala de Aula no Google Classroom, vídeos e fotografias. Nos procedimentos metodológicos, utilizou-se uma abordagem qualitativa com caráter interpretativo e a pesquisa-ação como método de investigação, considerando a dinâmica de sala de aula com suporte na interação da professora com os alunos e seus pares no desenvolvimento de atividades pelos estudantes, na tentativa de resolver problemas do cotidiano de empresas. Tendo como base a literatura desenvolvida e a pesquisa empírica, quatro categorias foram propostas - objetivo, mediação, motivo e síntese - sendo estes elementos essenciais no desenvolvimento da atividade segundo a Teoria da Atividade. Na primeira categoria – Objetivo – considerando que as atividades podem fazer sentido para os alunos, é a finalidade destas. A segunda categoria – Mediação – levando em consideração que os processos de aprendizagem acontecem de forma mediada. A categoria seguinte – Motivo – envolve o engajamento entre os alunos e o desenvolvimento das atividades, caracterizando-se pelas intenções, vontades e a subjetividade dos participantes. A última categoria – Síntese – se caracteriza por ações recíprocas entre variados aspectos que ocasionam um elemento novo, que antes não existia. Os resultados revelaram a presença marcante dos elementos da Teoria da Atividade Histórico-Cultural nas ações desenvolvidas pelos alunos e professora investigados, haja vista que essas vivências e o contexto social vivenciado pelos participantes possibilitaram o surgimento e o desenvolvimento de atividades, acarretando a consequente aprendizagem. A metodologia diversificada, com amparo no planejamento entre professora, esta pesquisadora e a formadora do curso, compreendeu a Aprendizagem Baseada em Projetos somada à utilização dos artefatos digitais como elementos da cultura dos alunos, envolvendo o contexto social do desenvolvimento das atividades. Destaca-se, ainda, o fato de que a relação entre os artefatos digitais e os processos de ensino e de aprendizagem são aspectos reais, que podem ser compreendidos pela mediação entre docentes, alunos e as atividades desenvolvidas de maneira estruturada e pedagogicamente organizada.
Abstract: The Communication and Information Technologies (ICT) cause changes in historical, cultural and social dynamics, and can be considered as constituent artifacts of the subjects' lives, their uses must assume a significant, pedagogical and transforming character. Digital artifacts become elements belonging to the culture and activities developed by students, their use in teaching and learning processes entails the need to understand their potential as pedagogical allies, considering the Activity Theory as a theoretical construct. From this perspective, this study aims to analyze a proposal for Project-Based Learning with the use of digital artifacts, such as cultural narratives, and its relationship with the transformations in learning processes under the view of Activity Theory. Therefore, this investigation was carried out at the Federal University of Ceará, with students from the fifth semester of the Accounting course, presenting the Financial Administration discipline as a context. With regard to the collection instruments, participant observation, registration notebook, interviews/testimonies, records of exchanges that occurred in the WhatsApp application group, comments on the wall, posts and classroom activities in Google Classroom, videos and photographs. In the methodological procedures, a qualitative approach was used with an interpretative character and action research as an investigation method, considering the classroom dynamics from the interaction between the teacher, students and their peers in the development of activities by students in the attempt to solve problems in the daily lives of companies. Based on the developed literature and empirical research, four categories were proposed: objective, mediation, motive and synthesis, these being essential elements in the development of the activity according to the Activity Theory. In the first category – Objective – considering that the activities must make sense to the students, it is the purpose of these. The second category – Mediation – taking into account that learning processes happen in a mediated way. The next category – Reason – involves engagement among students and the development of activities, characterized by the intentions, desires and subjectivity of the participants. In the last category – Synthesis – it is characterized by reciprocal actions between various aspects that cause a new element, which did not exist before. The results revealed the strong presence of the elements of the Historical-Cultural Activity Theory in the activities developed by the investigated students and teacher, considering that these experiences and the social context experienced by the participants enabled the emergence and development of activities, resulting in the consequent learning. The diversified methodology, based on a planning between the teacher, the present researcher and the course trainer, comprised Project-Based Learning added to the use of digital artifacts as elements of the students' culture, involving the social context of the development of activities. It is also highlighted that the relationship between digital artifacts and the teaching and learning processes are real aspects, which must be understood through the mediation between teachers, students and the activities developed in a structured and pedagogically organized way.
Résumé: Las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) provocan cambios en las dinámicas históricas, culturales y sociales, y pueden ser consideradas como artefactos constituyentes de la vida de los sujetos, sus usos deben asumir un carácter significativo, pedagógico y transformador. Los artefactos digitales se convierten en elementos pertenecientes a la cultura y las actividades desarrolladas por los estudiantes, su uso en los procesos de enseñanza y aprendizaje conlleva la necesidad de comprender su potencialidad como aliados pedagógicos, considerando la Teoría de la Actividad como un constructo teórico. Desde esta perspectiva, este estudio tiene como objetivo analizar una propuesta de Aprendizaje Basado en Proyectos con el uso de artefactos digitales, como las narrativas culturales, y su relación con las transformaciones en los procesos de aprendizaje bajo la mirada de la Teoría de la Actividad. Por ello, esta investigación se llevó a cabo en la Universidad Federal de Ceará, con estudiantes del quinto semestre de la carrera de Contabilidad, presentando como contexto la disciplina de Administración Financiera. En cuanto a los instrumentos de recolección, observación participante, libreta de registro, entrevistas / testimonios, registros de intercambios ocurridos en el grupo de aplicación WhatsApp, comentarios en el muro, publicaciones y actividades de aula en Google Classroom, videos y fotografías. En los procedimientos metodológicos se utilizó un enfoque cualitativo con carácter interpretativo y la investigación acción como método de investigación, considerando la dinámica del aula a partir de la interacción entre el docente, alumnos y sus pares en el desarrollo de actividades por parte de los alumnos en el intento de resolución de problemas en el día a día de las empresas. Con base en la literatura desarrollada e investigaciones empíricas, se propusieron cuatro categorías: objetivo, mediación, motivo y síntesis, siendo estos elementos esenciales en el desarrollo de la actividad según la Teoría de la Actividad. En la primera categoría - Objetivo - considerando que las actividades deben tener sentido para los estudiantes, es el propósito de estas. La segunda categoría - Mediación - teniendo en cuenta que los procesos de aprendizaje ocurren de manera mediatizada. La siguiente categoría, Razón, implica el compromiso entre los estudiantes y el desarrollo de actividades, caracterizadas por las intenciones, los deseos y la subjetividad de los participantes. En la última categoría - Síntesis - se caracteriza por acciones recíprocas entre varios aspectos que provocan un nuevo elemento, que antes no existía. Los resultados revelaron la fuerte presencia de los elementos de la Teoría Histórico-Cultural de la Actividad en las actividades desarrolladas por los estudiantes investigados y docente, considerando que estas experiencias y el contexto social vivido por los participantes posibilitó el surgimiento y desarrollo de actividades, resultando en la aprendizaje consecuente. La metodología diversificada, basada en una planificación entre el docente, el investigador actual y el formador del curso, comprendió el Aprendizaje Basado en Proyectos sumado al uso de artefactos digitales como elementos de la cultura de los estudiantes, involucrando el contexto social del desarrollo de las actividades. También se destaca que la relación entre los artefactos digitales y los procesos de enseñanza y aprendizaje son aspectos reales, que deben entenderse a través de la mediación entre docentes, alumnos y las actividades desarrolladas de forma estructurada y organizada pedagógicamente.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61932
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