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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61921
Type: | Dissertação |
Title: | Metodologia analítica para análise das vibrações em solos e edifícios situados próximos a linhas férreas |
Authors: | Barroso Filho, Celso Gabriel |
Advisor: | Araújo, Tereza Denyse Pereira de |
Keywords: | Estruturas;Propagação da vibração;Vibração no solo;Ferrovia;Trem |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | BARROSO FILHO, Celso Gabriel. Metodologia analítica para análise das vibrações em solos e edifícios situados próximos a linhas férreas. 2021. 109 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil: Estruturas e Construção Civil) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Estruturas e Construção Civil, Fortaleza, 2021. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Os edifícios estão sujeitos a vibrações provocadas pelo ambiente, tais como as provenientes da indústria, construções, tráfego de veículos, dentre outros. Estas vibrações podem danificar o edifício com o tempo ou gerar desconforto em seus usuários. A construção de edifícios próximos as linhas férreas está se tornando cada vez mais comum nas grandes e pequenas cidades, ao redor do mundo. O presente trabalho mostra uma metodologia analítica para a previsão das vibrações no solo, causadas pela passagem dos trens, que atingem as edificações, pessoas ou benfeitorias próximas. Utilizando um exemplo da literatura, pretende-se validar estas equações matemáticas, bem como discutir as vibrações físicas e os ruídos, que o tráfego de trens gera. O objetivo é a segurança estrutural e o melhor aproveitamento das regiões próximas às linhas ferroviárias, além de aumentar o entendimento do comportamento dos edifícios aos efeitos das vibrações. São verificados vários tipos de solo, a fim de avaliar sua influência na propagação da velocidade instantânea de vibração induzida no meio. Outros parâmetros também são analisados, tais como a distância da linha férrea, altura e tipo da edificação, velocidade e carga do trem e o tipo de trilho. Essas análises são feitas utilizando um programa matemático e os principais dados extraídos das análises são a velocidade de vibração, aceleração de vibração e os deslocamentos horizontais nos pavimentos das construções, assim avaliando-se a sua sensibilidade quando se varia parâmetros externos, geotécnicos e estruturais. Dessa forma, espera-se contribuir para a normatização de critérios de construções de edifícios próximos a linhas férreas. |
Abstract: | Buildings are subject to vibrations caused by the environment, such as industry, construction, and vehicle traffic. These vibrations can damage the structure overtime or create discomfort for its users. The construction of buildings close to the railway lines is becoming more and more common in large and small cities around the world. The present work shows an analytical methodology for predicting the vibrations in the ground caused by the passage of the trains that reach the buildings, people, or nearby improvements. These mathematical equations are validated using an example from the literature. Discussing is done about the physical vibrations and noise that train traffic generates. The objective is the structural security and better use of the regions close to the railway lines, increasing the understanding of the building's behavior and the effects of the vibrations. Various soil types are checked to evaluate their influence on the propagation of the instantaneous vibration speed induced in the medium. Other parameters are also analyzed, such as the distance from the railway, the building height and type, the train's speed and loading, and the rail kind. These analyses are made using mathematical software. The primary data analyzed are the speed and acceleration vibration and the horizontal displacements in the building pavements, evaluating its sensitivity to external parameters, geotechnical and structural variation. It is expected to contribute to the criteria standardization for the building construction close to railway lines. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61921 |
Appears in Collections: | DECC - Dissertações defendidas na UFC |
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