Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61818
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Os impactos da Pandemia COVID-19 nos anos iniciais do ensino fundamental |
Title in English: | The impacts of Pandemia COVID-19 in the first years of fundamental education |
Authors: | Abreu, Ilana Alves Mota, Leomara Bezerra Silva, Camilla Rocha da |
Keywords: | Ensino Fundamental;Docência;Covid-19;Pandemia;Elementary School;Teaching |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Revista Arma Crítica |
Citation: | ABREU, Ilana Alves; MOTA, Leomara Bezerra; SILVA, Camilla Rocha da. Os impactos da Pandemia COVID-19 nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Arma da Crítica, Fortaleza, ano 10, n. 14, p. 180-190, dez. 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este artigo apresenta um exame sobre o trabalho docente e as práticas pedagógicas adotadas por uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental, diante do ensino remoto emergencial advindo do contexto da pandemia de Covid-19. Os objetivos foram: analisar e descrever como estavam acontecendo as aulas e o ensino nessa situação de pandemia; identificar quais foram as possibilidades e as desafios encontrados pela docente entrevistada; e como foi possível a aproximação com os discentes e familiares. Foi possível também descrever de que forma as crianças realizavam as atividades e como elas estavam lidando com esse tipo de ensino. Para tal fim, utilizou-se a pesquisa de método qualitativo para construirmos os dados da pesquisa e, através dela foi possível concluir que a dificuldade que existe na sociedade, em todos adquirirem direitos e produzirem conhecimentos, já que as crianças da escola pública, em geral, não têm acesso às mesmas ferramentas que as das classes privilegiadas. Infelizmente, as crianças, como relatou a professora, não possuem recursos e equipamentos para que possam desenvolver suas habilidades da mesma forma que no ensino presencial. |
Abstract: | This article presents an analysis of the teaching work and pedagogical practices adopted by a teacher in the early years of elementary school, in the face of emergency remote teaching arising from the context of the Covid-19 pandemic. The objectives were: to analyze and describe how classes and teaching were happening in this pandemic situation; identify what were the possibilities and challenges encountered by the teacher interviewed; and how it was possible to get closer to students and family. It was also possible to describe how the children performed the activities and how they dealt with this type of education. To this end, the qualitative method research was used to build the research data and, through it, it was possible to conclude that there's a difficulty in our society in everyone acquiring rights and producing knowledge. Since children from public schools, in general, do not have access to the same tools as those of the privileged classes. Unfortunately, children, as reported by the teacher, do not have the resources and equipment to develop their skills in the same way as they do in classroom teaching. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61818 |
ISSN: | 1984-4735 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | COVID-19 - Trabalhos relacionados PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_art_iaabreu.pdf | 200,05 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.