Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6175
Type: Dissertação
Title: Mudanças na legislação de trânsito provocam alteração no perfil dos acidentes de trânsito ? uma análise de gênero e frequência semanal no Estado do Piauí de 2001 A 2008
Authors: Barbosa, Elisabeth Lira Leite
Advisor: Soares, Ricardo Brito
Keywords: Lei Seca;Acidente de trânsito;Séries Temporais
Issue Date: 2010
Citation: BARBOSA, Elisabeth Lira Leite. Mudanças na legislação de trânsito provocam alteração no perfil dos acidentes de trânsito ? uma análise de gênero e frequência semanal no Estado do Piauí de 2001 a 2008. 2010. 44f. Dissertação (mestrado profissional em economia do setor público - Piauí) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, 2010.
Abstract in Brazilian Portuguese: Esta dissertação tem o objetivo de analisar se a “Lei Seca” afetou o perfil dos acidentes com vítimas, no Estado do Piauí. A partir da base de dados extraída dos relatórios anuais do DETRAN, pretende-se verificar se houve diferenças comportamentais na proporção de acidentes por gênero (feminino) e na proporção de acidentes que ocorrem nos finais de semana, durante o período de 2001 a 2008 no Piauí. Para isso, foram utilizados modelos de análises de intervenção, onde os impactos referem-se a variações percebidas nas médias temporais das variáveis estudadas em modelos univariados auto-regressivos. Conclui-se que os coeficientes das variáveis de mudanças na legislação não foram estatisticamente significantes, o que sugere que o perfil dos acidentes não foi afetado.
Abstract: It is aimed to analyse if the “Dry Law” affected the profile of the accidents with victims, in the State of the Piauí. From the base of data extracted of the annual reports of the DETRAN, one intends to check if there were differences behaviours in the proportion of accidents for (feminine) type, and in the proportion of accidents that take place in the ends of week during the period from 2001 to 2008 in the Piauí. For that, they use models of analyses of intervention, where the impacts tell to themselves to variations realized on the averages storms of the studied variables, in models univariates autoregressions. It ends that the coefficients of the variables of changes in the legislation were not statistically significant, what it suggests that the profile of the accidents was not affected.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6175
Appears in Collections:CAEN - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_dissert_ellbarbosa.pdf112,02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.