Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6175
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Soares, Ricardo Brito | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Elisabeth Lira Leite | - |
dc.date.accessioned | 2013-10-14T17:27:07Z | - |
dc.date.available | 2013-10-14T17:27:07Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Elisabeth Lira Leite. Mudanças na legislação de trânsito provocam alteração no perfil dos acidentes de trânsito ? uma análise de gênero e frequência semanal no Estado do Piauí de 2001 a 2008. 2010. 44f. Dissertação (mestrado profissional em economia do setor público - Piauí) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6175 | - |
dc.description.abstract | It is aimed to analyse if the “Dry Law” affected the profile of the accidents with victims, in the State of the Piauí. From the base of data extracted of the annual reports of the DETRAN, one intends to check if there were differences behaviours in the proportion of accidents for (feminine) type, and in the proportion of accidents that take place in the ends of week during the period from 2001 to 2008 in the Piauí. For that, they use models of analyses of intervention, where the impacts tell to themselves to variations realized on the averages storms of the studied variables, in models univariates autoregressions. It ends that the coefficients of the variables of changes in the legislation were not statistically significant, what it suggests that the profile of the accidents was not affected. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Lei Seca | pt_BR |
dc.subject | Acidente de trânsito | pt_BR |
dc.subject | Séries Temporais | pt_BR |
dc.title | Mudanças na legislação de trânsito provocam alteração no perfil dos acidentes de trânsito ? uma análise de gênero e frequência semanal no Estado do Piauí de 2001 A 2008 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta dissertação tem o objetivo de analisar se a “Lei Seca” afetou o perfil dos acidentes com vítimas, no Estado do Piauí. A partir da base de dados extraída dos relatórios anuais do DETRAN, pretende-se verificar se houve diferenças comportamentais na proporção de acidentes por gênero (feminino) e na proporção de acidentes que ocorrem nos finais de semana, durante o período de 2001 a 2008 no Piauí. Para isso, foram utilizados modelos de análises de intervenção, onde os impactos referem-se a variações percebidas nas médias temporais das variáveis estudadas em modelos univariados auto-regressivos. Conclui-se que os coeficientes das variáveis de mudanças na legislação não foram estatisticamente significantes, o que sugere que o perfil dos acidentes não foi afetado. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CAEN - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_dissert_ellbarbosa.pdf | 112,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.