Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61723
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Mediação da leitura em tempos de distanciamento social: práticas do Projeto Odisseias Literárias |
Title in English: | Mediation of reading in times of social distance: practices of the Odisseias Literárias Project |
Authors: | Chaves, Italo Teixeira Albuquerque, Rejane Maria Façanha de |
Keywords: | Mediação da leitura;Agentes mediadores;Formação de leitores;Livro e leitura |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Fórum Internacional de Pedagogia |
Citation: | CHAVES, Italo Teixeira; ALBUQUERQUE, Rejane Maria Façanha de. Mediação da leitura em tempos de distanciamento social: práticas do Projeto Odisseias Literárias. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA - FIPED, Edição Salamanca, outubro 2020. Anais [...]. Cajazeiras: USAL, 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Descreve a experiência das atividades de mediação da leitura que ocorrem no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará por meio do projeto Odisseias Literárias e sua adaptação para o formato remoto em virtude da pandemia do novo coronavírus. Aborda como referencial teórico questões relativas aos conceitos e práticas que envolvem o ato de mediar a leitura, evidenciando o papel dos principais agentes mediadores tais como bibliotecários, educadores e familiares, além disso, salienta o papel do livro, da leitura e da literatura nesse processo para formação de leitores. Apresenta como resultado as práticas de mediação da leitura fomentada pelos encontros propostos pelo Projeto Odisseias Literárias, frisando a importância da leitura e dos momentos de diálogo e interação entre os participantes durante o período de distanciamento social e de como tais fatores podem influenciar na qualidade de vida. |
Abstract: | Describes the experience of reading mediation activities that take place in the scope of the Regional Labor Court of Ceará through the Literary Odisseias project and its adaptation to the remote format due to the new coronavirus pandemic. approach as a theoretical framework issues related to the concepts and practices that involve the act of mediate the reading, highlighting the role of the main mediating agents such as librarians, educators and family members, in addition, emphasizes the role of the book, reading and literature in this process for training readers. It presents as a result the practices of reading mediation fostered by the meetings proposed by the Literary Odisseias Project, stressing the importance of reading and moments of dialogue and interaction between participants during the period of social distancing and how such factors can influence the quality of life. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61723 |
ISBN: | 978-65-5941-120-7 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | DCINF - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_eve_itchaves_rmalbuquerque.pdf | 264,26 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.