Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61723
Tipo: Artigo de Evento
Título: Mediação da leitura em tempos de distanciamento social: práticas do Projeto Odisseias Literárias
Título em inglês: Mediation of reading in times of social distance: practices of the Odisseias Literárias Project
Autor(es): Chaves, Italo Teixeira
Albuquerque, Rejane Maria Façanha de
Palavras-chave: Mediação da leitura;Agentes mediadores;Formação de leitores;Livro e leitura
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Fórum Internacional de Pedagogia
Citação: CHAVES, Italo Teixeira; ALBUQUERQUE, Rejane Maria Façanha de. Mediação da leitura em tempos de distanciamento social: práticas do Projeto Odisseias Literárias. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA - FIPED, Edição Salamanca, outubro 2020. Anais [...]. Cajazeiras: USAL, 2020.
Resumo: Descreve a experiência das atividades de mediação da leitura que ocorrem no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará por meio do projeto Odisseias Literárias e sua adaptação para o formato remoto em virtude da pandemia do novo coronavírus. Aborda como referencial teórico questões relativas aos conceitos e práticas que envolvem o ato de mediar a leitura, evidenciando o papel dos principais agentes mediadores tais como bibliotecários, educadores e familiares, além disso, salienta o papel do livro, da leitura e da literatura nesse processo para formação de leitores. Apresenta como resultado as práticas de mediação da leitura fomentada pelos encontros propostos pelo Projeto Odisseias Literárias, frisando a importância da leitura e dos momentos de diálogo e interação entre os participantes durante o período de distanciamento social e de como tais fatores podem influenciar na qualidade de vida.
Abstract: Describes the experience of reading mediation activities that take place in the scope of the Regional Labor Court of Ceará through the Literary Odisseias project and its adaptation to the remote format due to the new coronavirus pandemic. approach as a theoretical framework issues related to the concepts and practices that involve the act of mediate the reading, highlighting the role of the main mediating agents such as librarians, educators and family members, in addition, emphasizes the role of the book, reading and literature in this process for training readers. It presents as a result the practices of reading mediation fostered by the meetings proposed by the Literary Odisseias Project, stressing the importance of reading and moments of dialogue and interaction between participants during the period of social distancing and how such factors can influence the quality of life.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61723
ISBN: 978-65-5941-120-7
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCINF - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_eve_itchaves_rmalbuquerque.pdf264,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.