Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61704
Tipo: Dissertação
Título : Análise do desempenho em Matemática associado a fatores de contexto e linguísticos no ENCCEJA 2019
Autor : Santos, Maria Irilene Alves dos
Tutor: Ribeiro, Ana Paula de Medeiros
Palabras clave : Encceja;Matemática;Redação;Fatores de contexto;Competências linguísticas
Fecha de publicación : 2021
Resumen en portugués brasileño: A avaliação educacional tem, nos últimos anos, favorecido a compreensão da realidade da educação não somente em termos de desempenho, mas também no que se refere aos fatores que podem influenciar esse resultado. Os estudantes jovens e adultos que compõem uma modalidade educacional, têm, historicamente, contexto socioeconômico que costuma ser desfavorável, aspecto que pode ser relevante na composição do resultado em avaliações em larga escala, pois na teoria de Bourdieu e Passeron (1992), o contexto socioeconômico é determinante na trajetória educativa. Por outro lado, fatores linguísticos também podem interferir no desempenho, pois, o que ocorre, é que o estudante/participante carece interpretar corretamente enunciados das questões para, então, utilizar os saberes específicos daquele componente curricular. Esta interdependência entre Matemática e língua materna é explanada por Machado (2011) e também foi basilar para este estudo. Este estudo teve como objetivo analisar os resultados do desempenho em Matemática dos participantes do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) da edição de 2019, considerando os fatores de contexto e as competências linguísticas identificadas na prova de Redação. Foram utilizados os microdados do Encceja disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Este estudo é descritivo com natureza quantitativa. A amostra foi constituída de 3.496 participantes que realizaram a prova de Matemática do Encceja referente ao Ensino Fundamental. Para a análise, foi considerada a nota na prova de Matemática constituída de 30 itens e a nota na prova de Redação composta pela nota de 04 Competências. Para tanto, foram utilizadas a Análise de Regressão Linear Simples e a Análise de Regressão Linear Múltipla, com o auxílio do software estatístico Jamovi 1.1.9. e do software estatístico SPSS 20.0. Foram testados e atendidos os pressupostos de regressão (Linearidade, Homocedasticidade, Independência, Normalidade, nãomulticoliearidade e Pontos discrepantes). A maior participação na prova foi do sexo masculino, com média de idade de 19,3 anos. Como resultados, o modelo resultante apresentou-se estaticamente significativo [F (5, 27871 ) = 28,788; p < 0,001; R² = 0,49] para as variáveis como idade, quantidade de pessoas que moram na mesma casa, sexo, nível de escolarização da mãe, renda familiar mensal; e também foi estatisticamente significativo quanto à regressão linear simples entre a nota de Matemática e a nota de Redação [F (1, 3036) = 107,271, p< 0,001; R² = 0,034]. Assim, essas variáveis se apresentaram como preditoras do desempenho na prova de Matemática do Encceja.
Abstract: In recent years, educational assessment has favored the understanding of the reality of education, not only in terms of performance, but also with regard to the factors which may have an influence on this result. Young and adult students, who make up an educational group have lived in a socioeconomic context usually unfavorable, as noticed historically. This aspect is thought to be relevant when it comes to the results found in large-scale assessments. As described in Bourdieu and Passeron’s theory (1992), the socioeconomic context is decisive in the educational path. On the other hand, linguistic factors may also interfere in their performance, whereas the student/participant needs interpret the questions statements in order to use the specific knowledge of that curricular component. This interdependence between Math and mother tongue is explained by Machado (2011) and was also fundamental for this study. This study aimed to analyze the participants’ results in Math at the National Exam for Certification of Competences of Youngsters and Adults (ENCCEJA) in 2019, considering the context factors and language skills identified in the writing test. Microdata about Encceja were also used, provided by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP). This study is descriptive with a quantitative nature. The sample consisted of 3,496 participants, who had taken the Encceja Math test, related to Elementary School. For the analysis, the Math grade considered was made up by 30 items and the Writing grade was composed by 04 Skills. For this purpose, Simple Linear Regression Analysis and Multiple Linear Regression Analysis were used, with the aid of the statistical software Jamovi 1.1.9. and the SPSS 20.0 statistical software. The regression assumptions (Linearity, Homoscedasticity, Independence, Normality, non-multicollinearity and Influential points) were tested and met as well. The highest participation in the test was by male individuals, with an average age of 19.3 years. As a result, the resulting model was statistically significant [F (5, 2787 ) = 28.788; p<0.001; R² = 0.49] for variables such as age, number of people living in the same house, gender, mother's educational level, monthly family income; and it was also statistically significant regarding the simple linear regression between the Math grade and the Writing grade [F(1, 3036) = 107.271, p<0.001; R² = 0.034]. Thus, these variables were presented as predictors on their performance in the Encceja Mathematics test.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61704
Aparece en las colecciones: PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_dis_miasantos.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.