Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61681
Type: TCC
Title: Contribuições do PIBID de educação ambiental na formação docente
Authors: Rebouças Júnior, José Stênio Aragão
Advisor: Feitosa, Raphael Alves
Keywords: Formação;Professores;UFC;Estudo de caso;Interdisciplinar
Issue Date: 2017
Citation: REBOUÇAS JÚNIOR, José Stênio Aragão. Contribuições do PIBID de educação ambiental na formação docente. 2017. 92 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Abstract in Brazilian Portuguese: Nesse trabalho temos a intenção, por meio de uma analise qualitativa de estudo de casos realizados com bolsistas do Pibid EA (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência de Educação Ambiental), um dos sub-projetos interdisciplinares, apresentar quais são as contribuições que esse programa ofereceu aos seus participantes. O trabalho tem extrema importância como argumentação para afirmar a relevância que programas de iniciação possuem aos seus participantes, levando em consideração a desvalorização do magistério pelo governo brasileiro. Nesse sentido foi pesquisado um breve histórico da educação ambiental no mundo e nas instituições de Ensino Básico e Superior como forma introdutória. A pesquisa foi realizada com seis bolsistas e dois ex-bolsistas do Pibid EA. Essa pesquisa aconteceu em forma de entrevistas semi-estruturadas, onde foram coletados vários dados em que passaram por métodos de análise de conteúdos baseados em Bardin (2011), Câmara (2013), Loschi (2015) e outros. A partir dos resultados foi observado que o Pibid EA foi um programa que trouxe varias contribuições na formação docente dos bolsistas envolvidos, como: reflexões docentes, postura em público, consciência crítica e política dentro da sala de aula, amadurecimento do profissional em uma comunidade docente, experiências vividas, amenização do choque de realidade e principalmente a habilidade de lidar com a interdisciplinaridade. Nessa forma foi concluindo com êxito o objetivo do trabalho.
Abstract: In this work, we intend to present, through a qualitative analysis of case studies carried out with Pibid EA scholarship holders (Institutional Scholarship Program for Teaching Environmental Education), one of the interdisciplinary subprojects, to show the contributions that this Program offered to its participants. The work is extremely important as an argument to affirm the relevance that initiation programs have to their participants, taking into account the devaluation of teaching by the Brazilian government. In this sense, a brief history of environmental education in the world and in the School and Higher Learning was researched as an introductory form. The research was conducted with six fellows and two former Pibid EA fellows. This research was carried out in the form of semi-structured interviews, where several data were collected and analyzed using content analysis methods based on Bardin (2011), Câmara (2013), Loschi (2015) and others. From the results it was observed that the Pibid EA was a program that brought several contributions in the teacher training of the scholarship holders involved, such as: teacher reflections, public posture, critical and political awareness within the classroom, maturation of the professional in a teaching community, lived experiences, mitigation of the reality shock and especially the ability to deal with interdisciplinarity. In this way, the objective of the work was successfully completed.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61681
Appears in Collections:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_tcc_jsarebouçasjúnior.pdf658,29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.