Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61672
Type: | TCC |
Title: | O significado de ser professor de biologia para estudantes recém-ingressos no Curso de Ciências Biológicas – UFC |
Authors: | Monteiro, George Watson Oliveira |
Advisor: | Silva, José Roberto Feitosa |
Keywords: | Formação docente;Ensino de biologia;Experiências formadoras;Significação;Representação |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | MONTEIRO, George Watson Oliveira. O significado de ser professor de biologia para estudantes recém-ingressos no Curso de Ciências Biológicas – UFC. 29 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A ideias acerca do que significa ser professor de biologia se forma antes mesmo da formação docente inicial. Em outras palavras, as experiências com professores do ensino médio têm influência na concepção de docente de biologia apresentada por aqueles que acabam de chegar à universidade. O propósito deste trabalho é analisar o significado de ser professor de biologia para os estudantes que cursam o primeiro semestre do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará. Para isso aplicou-se um questionário que solicitava aos participantes um relato envolvendo: a) uma aula marcante do ensino médio; b) significado de ser professor de biologia. As representações escritas traziam as significações acerca da docência em biologia, analisadas qualitativamente a partir de pressupostos teóricos educacionais (perspectiva: tradicional, crítica e cultural). Como resultado, constatou-se a forte influência do ensino centrado na transferência do conhecimento, mas também se observou processos de transição entre diferentes abordagens educacionais. |
Abstract: | The ideas about what it means to be a biology teacher form even before the initial teacher training. In other words, experiences with high school teachers have an influence on the conception of biology teacher presented by those who have just arrived at the university. The purpose of this essay is to analyze the meaning of the biology teacher for the students who attend the first semester of the Biological Sciences course of the Federal University of Ceará. For this purpose, a questionnaire was applied asking participants to report: a) an outstanding class from high school b) meaning of being a biology teacher. The written representations brought about the meanings about teaching in biology, analyzed qualitatively from the theoretical educational assumptions (traditional, critical and cultural perspective). As a result, the strong influence of the teaching centered on the transfer of knowledge was verified, but also processes of transition are observed between different educational approaches. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61672 |
Appears in Collections: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_gwomonteiro.pdf | 567,67 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.