Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61672
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, José Roberto Feitosa | - |
dc.contributor.author | Monteiro, George Watson Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-29T13:48:21Z | - |
dc.date.available | 2021-10-29T13:48:21Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | MONTEIRO, George Watson Oliveira. O significado de ser professor de biologia para estudantes recém-ingressos no Curso de Ciências Biológicas – UFC. 29 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61672 | - |
dc.description.abstract | The ideas about what it means to be a biology teacher form even before the initial teacher training. In other words, experiences with high school teachers have an influence on the conception of biology teacher presented by those who have just arrived at the university. The purpose of this essay is to analyze the meaning of the biology teacher for the students who attend the first semester of the Biological Sciences course of the Federal University of Ceará. For this purpose, a questionnaire was applied asking participants to report: a) an outstanding class from high school b) meaning of being a biology teacher. The written representations brought about the meanings about teaching in biology, analyzed qualitatively from the theoretical educational assumptions (traditional, critical and cultural perspective). As a result, the strong influence of the teaching centered on the transfer of knowledge was verified, but also processes of transition are observed between different educational approaches. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Ensino de biologia | pt_BR |
dc.subject | Experiências formadoras | pt_BR |
dc.subject | Significação | pt_BR |
dc.subject | Representação | pt_BR |
dc.title | O significado de ser professor de biologia para estudantes recém-ingressos no Curso de Ciências Biológicas – UFC | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A ideias acerca do que significa ser professor de biologia se forma antes mesmo da formação docente inicial. Em outras palavras, as experiências com professores do ensino médio têm influência na concepção de docente de biologia apresentada por aqueles que acabam de chegar à universidade. O propósito deste trabalho é analisar o significado de ser professor de biologia para os estudantes que cursam o primeiro semestre do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará. Para isso aplicou-se um questionário que solicitava aos participantes um relato envolvendo: a) uma aula marcante do ensino médio; b) significado de ser professor de biologia. As representações escritas traziam as significações acerca da docência em biologia, analisadas qualitativamente a partir de pressupostos teóricos educacionais (perspectiva: tradicional, crítica e cultural). Como resultado, constatou-se a forte influência do ensino centrado na transferência do conhecimento, mas também se observou processos de transição entre diferentes abordagens educacionais. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_gwomonteiro.pdf | 567,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.