Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61511
Tipo: Dissertação
Título: Desapropriação para fins de reforma agrária a experiência judicial no estado do Ceará
Autor(es): Dias, Francisco Geraldo Apoliano
Orientador: Guerra, Maria Magnólia Lima
Palavras-chave: Reforma agrária
Data do documento: 1998
Citação: DIAS, Francisco Geraldo Apoliano. Desapropriação para fins de reforma agrária a experiência judicial no estado do Ceará. 1998. 121 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1998
Resumo: O objetivo do presente trabalho é expor a experiência judiciária no Estado do Ceará, em relação à tramitação dos processos de desapropriação por interesse social para fins de reforma agrária, ajuizados na Seção Judiciária Federal, no periodo de maio de 1987 a dezembro de 1987. Serão analisados os fundamentos legais que motivam o ato administrativo que declara o bem público ser passível de desapropriação: necessidade pública, utilidade pública e interesse social Também não se perderão de vista os conceitos político, sociológico e jurídico da desapropriação. O perfil jurídico da desapropriação será objeto de minucioso estudo, estabelecendo-se, sempre que possível, um paralelo entre a sistemática do Decretolei 554/69 e a da Lei Complementar 76/93. O estudo da expropriação sem justa indenização prevista na Constituição porá em xeque a sua natureza jurídica, relacionando-se as conclusões a esse respeito. Uma análise a respeito da utilização do processo, e da própria atuação do 1NCRA, proporcionará uma visão daquilo que concorreu para o retardamento na entrega da prestação jurisdicional, ou dificultou a atuação da Justiça. As conclusões finais e a lista das obras compulsadas no decorrer dos estudos servirá de fecho à dissertação.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61511
Aparece nas coleções:FADIR - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1998_dis_fgadias.pdf29,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.