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Type: Dissertação
Title: Reflexões sobre projeto de vida e sua construção: a contribuição da filosofia existencialista de Sartre junto aos alunos do ensino médio
Title in English: Reflections on life project and its construction: the contribution of Sartre's existentialist philosophy to high school students
Authors: Carneiro, Cleyton Gomes
Advisor: Lopes, Fátima Maria Nobre
Keywords: Ensino de filosofia;Existencialismo;Conscientização;Teaching of philosophy;Existentialism;Awareness
Issue Date: 2021
Citation: CARNEIRO, Cleyton Gomes. Reflexões sobre projeto de vida e sua construção: a contribuição da filosofia existencialista de Sartre junto aos alunos do ensino médio. 2021. 89 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: O trabalho situa a discussão nos campos da filosofia existencialista de Sartre e sua contribuição para a educação dos jovens por meio da Disciplina de Filosofia, como um dos pontos do conteúdo programático, para os alunos do ensino médio que, por estarem em fase de desenvolvimento, necessitam dessa discussão para que haja a possibilidade de sua compreensão sobre a dimensão ontológica do para si, as noções de liberdade, de ética e da existência humana, para fins de entendimento da própria existência. No início discutiremos sobre ontologia e existencialismo no contexto histórico sob o ponto de vista sartreano, bem como suas principais categorias: liberdade, ser-em-si, ser-para-si, ser-com-outros; compreendendo e articular os conceitos fundamentais do existencialismo, como forma de facilitação para o entendimento da relação entre o seu pensamento e a formação humana com o desafio da ressignificação existencial. Por fim, como metodologia, faremos uma análise, por meio de questionário aberto, aplicado a alunos do ensino médio, para verificar até que ponto a teoria existencialista de Sartre pode contribuir para a sua compreensão acerca das categorias supracitadas. Em suma, objetivamos perceber/demonstrar como o existencialismo sartreano, por meio do ensino de Filosofia na escola, pode contribuir para a reflexão, conscientização e para as escolhas do aluno e, consequentemente, para a construção de uma base moral e ética de suas próprias ações.
Abstract: The work situates the discussion in the fields of Sartre's existentialist philosophy and its contribution to the education of young people through the Discipline of Philosophy, as one of the points of the syllabus, for high school students who, being in the development phase, they need this discussion so that there is the possibility of their understanding of the ontological dimension of the self, the notions of freedom, ethics and human existence, for the purpose of understanding their own existence. In the beginning we will discuss ontology and existentialism in the historical context from the Sartrean point of view, as well as its main categories: freedom, being-in-itself, being-for-itself, being-with-others; understanding and articulating the fundamental concepts of existentialism, as a way of facilitating the understanding of the relationship between his thought and human formation with the challenge of existential resignification. Finally, as a methodology, we will make an analysis, through an open questionnaire, applied to high school students, to verify the extent to which Sartre's existentialist theory can contribute to their understanding of the aforementioned categories. In short, we aim to perceive / demonstrate how Sartrean existentialism, through the teaching of Philosophy at school, can contribute to reflection, awareness and to the student's choices and, consequently, to the construction of a moral and ethical base of their own actions.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61176
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