Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61111
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Os dicionários Aurélio: análise das expressões idiomáticas sob o olhar da lexicografia pedagógica
Título en inglés: Aurélio dictionaries: the analysis of idioms under the perspective of pedagogical lexicography
Autor : Caldas, Ariane Donizete Delgado Ribeiro
Nadin, Odair Luiz da Silva
Orenha-Ottaiano, Adriane
Palabras clave : Lexicografia pedagógica;Expressões idiomáticas;Dicionários Aurélio
Fecha de publicación : 2021
Editorial : Revista Entrepalavras
Citación : CALDAS, Ariane Donizete Delgado Ribeiro; NADIN, Odair Luiz da Silva; ORENHA-OTTAIANO, Adriane. Os dicionários Aurélio: análise das expressões idiomáticas sob o olhar da lexicografia pedagógica. Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 11, n. esp., p. 163-179, ago. 2021.
Resumen en portugués brasileño: O presente artigo visa empreender uma análise a partir de dois verbetes (pão e ovo) em três dicionários da série Aurélio (Mini Aurélio, Aurélio Júnior e Aurélio), a fim de verificar a forma como as Expressões Idiomáticas são abordadas em cada dicionário. Os verbetes apresentados nesta pesquisa foram escolhidos por meio de uma análise quantitativa, que buscou evidenciar os dois verbetes mais frequentes a partir de uma lista de expressões idiomáticas compiladas por Seco (2017). A partir desta seleção e sob a ótica da Lexicografia Pedagógica, a qual nos diz que os dicionários destinados ao ensino de um idioma, seja ela materno ou estrangeiro, devem atender as necessidades dos alunos que os utilizarão, buscamos analisar como os dicionários selecionados abordam as Expressões Idiomáticas, com a finalidade de verificar como se dá a apresentação destas expressões aos alunos. Os dados analisados, embora parciais, demostraram que os dicionários deixam a desejar pedagogicamente, pois identificamos a falta de informações que são relevantes para os consulentes.
Abstract: This article aims to undertake an analysis based on two entries (bread and egg) in three dictionaries of the Aurélio line (Mini Aurélio, Aurélio Júnior and Aurélio), in order to verify how Idioms are addressed in each record. The entries presented in this research were selected through a quantitative analysis, which sought to highlight the two most frequent entries from a list of idioms compiled by Seco (2017). From thisnselection and from the perspective of Pedagogical Lexicography, that says to us that thentype of dictionary designed to be used in the teaching of a language, whether mother or foreign, should attend to the needs of the students who use them, we seek to analyze how the selected dictionaries approach the Idioms, in order to check how these expressions are presented to students. This search concludes that, despite the delimitation of the clipping made here, the dictionaries the dictionaries fall short on the pedagogical aspect, as theywe identify the lack of information that is relevant to the consultants. We hope that this research could be deepened in the future, in order to prove the first data found.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61111
ISSN : 2237-6321 (online)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_art_addrcaldas_olsnadin_aorenhaottaiano.pdf501,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.