Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61111
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCaldas, Ariane Donizete Delgado Ribeiro-
dc.contributor.authorNadin, Odair Luiz da Silva-
dc.contributor.authorOrenha-Ottaiano, Adriane-
dc.date.accessioned2021-10-13T13:02:21Z-
dc.date.available2021-10-13T13:02:21Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationCALDAS, Ariane Donizete Delgado Ribeiro; NADIN, Odair Luiz da Silva; ORENHA-OTTAIANO, Adriane. Os dicionários Aurélio: análise das expressões idiomáticas sob o olhar da lexicografia pedagógica. Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 11, n. esp., p. 163-179, ago. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61111-
dc.description.abstractThis article aims to undertake an analysis based on two entries (bread and egg) in three dictionaries of the Aurélio line (Mini Aurélio, Aurélio Júnior and Aurélio), in order to verify how Idioms are addressed in each record. The entries presented in this research were selected through a quantitative analysis, which sought to highlight the two most frequent entries from a list of idioms compiled by Seco (2017). From thisnselection and from the perspective of Pedagogical Lexicography, that says to us that thentype of dictionary designed to be used in the teaching of a language, whether mother or foreign, should attend to the needs of the students who use them, we seek to analyze how the selected dictionaries approach the Idioms, in order to check how these expressions are presented to students. This search concludes that, despite the delimitation of the clipping made here, the dictionaries the dictionaries fall short on the pedagogical aspect, as theywe identify the lack of information that is relevant to the consultants. We hope that this research could be deepened in the future, in order to prove the first data found.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLexicografia pedagógicapt_BR
dc.subjectExpressões idiomáticaspt_BR
dc.subjectDicionários Auréliopt_BR
dc.titleOs dicionários Aurélio: análise das expressões idiomáticas sob o olhar da lexicografia pedagógicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo visa empreender uma análise a partir de dois verbetes (pão e ovo) em três dicionários da série Aurélio (Mini Aurélio, Aurélio Júnior e Aurélio), a fim de verificar a forma como as Expressões Idiomáticas são abordadas em cada dicionário. Os verbetes apresentados nesta pesquisa foram escolhidos por meio de uma análise quantitativa, que buscou evidenciar os dois verbetes mais frequentes a partir de uma lista de expressões idiomáticas compiladas por Seco (2017). A partir desta seleção e sob a ótica da Lexicografia Pedagógica, a qual nos diz que os dicionários destinados ao ensino de um idioma, seja ela materno ou estrangeiro, devem atender as necessidades dos alunos que os utilizarão, buscamos analisar como os dicionários selecionados abordam as Expressões Idiomáticas, com a finalidade de verificar como se dá a apresentação destas expressões aos alunos. Os dados analisados, embora parciais, demostraram que os dicionários deixam a desejar pedagogicamente, pois identificamos a falta de informações que são relevantes para os consulentes.pt_BR
dc.title.enAurélio dictionaries: the analysis of idioms under the perspective of pedagogical lexicographypt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_addrcaldas_olsnadin_aorenhaottaiano.pdf501,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.