Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61066
Type: | TCC |
Title: | O impacto da tecnologia na educação: reflexões sobre um projeto educacional de uma empresa e sua implementação em escolas de Fortaleza |
Authors: | Silveira, Scarlett Aires Vianna |
Advisor: | Ribeiro, Luís Távora Furtado |
Keywords: | Educação Infantil;Tecnologia;Inovação;Innovation |
Issue Date: | 2020 |
Citation: | SILEIRA, Scarllett Aires Vianna. O impacto da tecnologia na educação: reflexões sobre um projeto educacional de uma empresa e sua implementação em escolas de Fortaleza. Orientador: Luís Távora Furtado. 2020. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A educação vem passando por muitas transformações ao longo da história, principalmente após a chegada das novas tecnologias nas salas de aula. Pensando nisso, o presente trabalho tem como objetivo analisar os impactos da tecnologia na educação, considerando as transformações históricas e as diferentes demandas que as novas gerações exigem. Para isso, resgata os conceitos e finalidades básicas do processo educacional e suas relações com a cultura, especialmente sob o viés das diversas gerações que produzem e consomem o saber educacional e os consequentes conflitos entre esses diversos pontos de vista. Também apresenta um breve histórico da tecnologia e como ela vem impactando positivamente a educação, bem como os desafios impostos à educadores e instituições de ensino para implantarem seus projetos tecnológico-educacionais, especialmente nas escolas públicas brasileiras. Por fim, é apresentado o estudo de caso de uma editora brasileira que, de forma pioneira, inseriu em seus materiais didáticos recursos tecnológicos inovadores como QR Codes e realidade aumentada, e outros materiais complementares, e a visão dos pais e alunos usuários desse sistema em uma escola particular de Fortaleza sobre os resultados práticos desse aparato tecnológico para a melhoria da aprendizagem. |
Abstract: | Education has been through so many transformations throughout history, especially after the arrival of new technologies in classrooms. With this in mind, this paper aims to analyze the impacts of technology on education, considering the historical transformations and the different things that new generations demand. For this, it rescues the basic concepts and purposes of the educational process and its relations with culture, especially under the bias of the different generations that produce and consume educational knowledge and the consequent conflicts between these diverse points of view. It also presents a brief history of technology and how it has had a positive impact on education, as well as the challenges imposed on educators and educational institutions to implement their technological-educational projects, especially in Brazilian public schools. Finally, the case study of a Brazilian publisher that pioneered innovative technological resources such as qr codes, virtual reality and other materials by the vision of parents and students who used this system in a Private School from Fortaleza and the practical results of the technological by these tools used to improve learning. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61066 |
Appears in Collections: | PEDAGOGIA - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_savsilveira.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.