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Tipo: Tese
Título: Modalidade deôntica e discurso midiático: uma análise baseada na Gramática Discursivo-Funcional
Título em inglês: Deontic modality and media discourse: an analysis based on the Functional Discourse Grammar
Autor(es): Prata, Nadja Paulino Pessoa
Orientador: Nogueira, Márcia Teixeira
Palavras-chave: Funcionalismo;Gramática Discursivo-Funcional;Modalidade deôntica;Discurso midiático;Língua Portuguesa;Functionalism;Functional discourse grammar;Deontic modality;Media discourse;Portuguese;Língua portuguesa - Modalidade;Gramática funcional do discurso;Comunicação de massa;Radioteledifusão
Data do documento: 2011
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: Prata, N. P. P.; Nogueira, M. T. (2011)
Resumo: Este trabalho objetiva analisar a modalidade deôntica no discurso midiático, sob o enfoque funcionalista, buscando integrar, na análise, os componentes sintáticos, semânticos e pragmáticos, o que pressupõe o estudo da língua em uso efetivo. Dessa forma, procuramos estabelecer relações entre os elementos que compõem os vários níveis com base no modelo proposto por Hengeveld e Mackenzie (2008), na tentativa de observar e descrever os meios pelos quais se produzem os efeitos de sub/objetividade em relação à construção discursiva no rádio e na televisão. Para isso, utilizamos o corpus REDIP - “Rede de Difusão Internacional do Português: rádio, televisão e imprensa”, que foi desenvolvido pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC), situado em Portugal. A análise dos dados obtidos em relação ao discurso midiático revelou-nos que a instauração dos valores deônticos se deu, com maior frequência, na mídia televisiva, em geral, associados ao tema “opinião”, identificados como elementos do componente contextual. Dentre os valores deônticos, percebemos o predomínio da obrigação, considerado como o prototípico dessa categoria. Em relação à fonte e ao alvo deôntico, percebemos uma tendência de uso da fonte do tipo “enunciador” e de um alvo “terceiro-ausente”. Isso significa dizer que o falante se coloca, explícita ou implicitamente, na construção do seu enunciado, o que confere à categoria em questão um efeito de subjetividade. Todavia, com relação à predominância do tipo de alvo “terceiro-ausente”, observamos um efeito de distanciamento que cumpre o propósito de evitar o confronto com algum agente que poderia ser especificado. Por fim, verificamos que os auxiliares modais foram as formas de expressão mais frequentes no corpus e que as formas de expressão se relacionam diretamente com o meio de difusão. Ao final, estabelecemos uma proposta tipológica que leva em consideração a fonte e o alvo deôntico, tendo em vista o uso (performativo/descritivo) dos modais deônticos.
Abstract: This work aims at analyzing the deontic modality in the media discourse under the functionalist approach, seeking to integrate the syntactic, semantic and pragmatic components in the analysis, which implies the study of language in its effective usage. Thus, we sought to establish relations among the elements which compose the several levels based on the model proposed by Hengeveld and Mackenzie (2008), in the attempt to observe and describe the means through which the effects of sub/objectivity in relation to the discursive construction transmitted on the radio and on television are produced. For so, we utilized the corpus REDIP - “Portuguese International Broadcast Network: radio, television and press”, which was developed by the Theoretical and Computational Linguistics Institute (ILTEC), situated in Portugal. The analysis of the data obtained in relation to the media discourse revealed that the establishment of the deontic values occurred more frequently on the television media, usually associated to the theme “opinion”, identified as elements of the contextual component. Among the deontic values, we observed the majority of obligation, as the prototype of this category. In relation to the source and to the deontic target, we noticed a tendency in the usage of the source from the enunciating type and also of a “third-absent” target. This means that the speaker puts him/herself, explicitly or implicitly in the construction of its enunciation, which confers the category in issue an effect of subjectivity. However, with respect to the predominance of the type of target "third-absent”, we noticed a distancing effect that accomplishes the purpose of avoiding confrontation with any agent that could be specified. Finally, we verified that the auxiliary modals were the most frequent expressions in the corpus and that the means of expression are directly related to the type of broadcast. In the end, we established a typological proposal which takes into consideration the deontic source and the target, having in mind the (performative/descriptive) usage of the deontic modals.
Descrição: PRATA, Nadja Paulino Pessoa. Modalidade deôntica e discurso midiático: uma análise baseada na gramática discursivo-funcional. 2011. 224 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6097
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