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dc.contributor.advisorNogueira, Márcia Teixeira-
dc.contributor.authorPrata, Nadja Paulino Pessoa-
dc.date.accessioned2013-10-10T13:08:09Z-
dc.date.available2013-10-10T13:08:09Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationPrata, N. P. P.; Nogueira, M. T. (2011)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6097-
dc.descriptionPRATA, Nadja Paulino Pessoa. Modalidade deôntica e discurso midiático: uma análise baseada na gramática discursivo-funcional. 2011. 224 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2011.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims at analyzing the deontic modality in the media discourse under the functionalist approach, seeking to integrate the syntactic, semantic and pragmatic components in the analysis, which implies the study of language in its effective usage. Thus, we sought to establish relations among the elements which compose the several levels based on the model proposed by Hengeveld and Mackenzie (2008), in the attempt to observe and describe the means through which the effects of sub/objectivity in relation to the discursive construction transmitted on the radio and on television are produced. For so, we utilized the corpus REDIP - “Portuguese International Broadcast Network: radio, television and press”, which was developed by the Theoretical and Computational Linguistics Institute (ILTEC), situated in Portugal. The analysis of the data obtained in relation to the media discourse revealed that the establishment of the deontic values occurred more frequently on the television media, usually associated to the theme “opinion”, identified as elements of the contextual component. Among the deontic values, we observed the majority of obligation, as the prototype of this category. In relation to the source and to the deontic target, we noticed a tendency in the usage of the source from the enunciating type and also of a “third-absent” target. This means that the speaker puts him/herself, explicitly or implicitly in the construction of its enunciation, which confers the category in issue an effect of subjectivity. However, with respect to the predominance of the type of target "third-absent”, we noticed a distancing effect that accomplishes the purpose of avoiding confrontation with any agent that could be specified. Finally, we verified that the auxiliary modals were the most frequent expressions in the corpus and that the means of expression are directly related to the type of broadcast. In the end, we established a typological proposal which takes into consideration the deontic source and the target, having in mind the (performative/descriptive) usage of the deontic modals.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectFuncionalismopt_BR
dc.subjectGramática Discursivo-Funcionalpt_BR
dc.subjectModalidade deônticapt_BR
dc.subjectDiscurso midiáticopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectFunctionalismpt_BR
dc.subjectFunctional discourse grammarpt_BR
dc.subjectDeontic modalitypt_BR
dc.subjectMedia discoursept_BR
dc.subjectPortuguesept_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Modalidadept_BR
dc.subjectGramática funcional do discursopt_BR
dc.subjectComunicação de massapt_BR
dc.subjectRadioteledifusãopt_BR
dc.titleModalidade deôntica e discurso midiático: uma análise baseada na Gramática Discursivo-Funcionalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho objetiva analisar a modalidade deôntica no discurso midiático, sob o enfoque funcionalista, buscando integrar, na análise, os componentes sintáticos, semânticos e pragmáticos, o que pressupõe o estudo da língua em uso efetivo. Dessa forma, procuramos estabelecer relações entre os elementos que compõem os vários níveis com base no modelo proposto por Hengeveld e Mackenzie (2008), na tentativa de observar e descrever os meios pelos quais se produzem os efeitos de sub/objetividade em relação à construção discursiva no rádio e na televisão. Para isso, utilizamos o corpus REDIP - “Rede de Difusão Internacional do Português: rádio, televisão e imprensa”, que foi desenvolvido pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC), situado em Portugal. A análise dos dados obtidos em relação ao discurso midiático revelou-nos que a instauração dos valores deônticos se deu, com maior frequência, na mídia televisiva, em geral, associados ao tema “opinião”, identificados como elementos do componente contextual. Dentre os valores deônticos, percebemos o predomínio da obrigação, considerado como o prototípico dessa categoria. Em relação à fonte e ao alvo deôntico, percebemos uma tendência de uso da fonte do tipo “enunciador” e de um alvo “terceiro-ausente”. Isso significa dizer que o falante se coloca, explícita ou implicitamente, na construção do seu enunciado, o que confere à categoria em questão um efeito de subjetividade. Todavia, com relação à predominância do tipo de alvo “terceiro-ausente”, observamos um efeito de distanciamento que cumpre o propósito de evitar o confronto com algum agente que poderia ser especificado. Por fim, verificamos que os auxiliares modais foram as formas de expressão mais frequentes no corpus e que as formas de expressão se relacionam diretamente com o meio de difusão. Ao final, estabelecemos uma proposta tipológica que leva em consideração a fonte e o alvo deôntico, tendo em vista o uso (performativo/descritivo) dos modais deônticos.pt_BR
dc.title.enDeontic modality and media discourse: an analysis based on the Functional Discourse Grammarpt_BR
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