Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60920
Tipo: Artigo de Periódico
Título : A construção da identidade profissional do técnico-administrativo em educação: a pesquisa narrativa como possibilidade de investigação
Otros títulos : La construcción de la identidad profesional del técnico-administrativo en educación: la investigación narrativa como posibilidad de investigación
Título en inglés: The construction of the professional identity of the administrative technician in education: narrative inquiry as a possibility for research
Autor : Wolniewicz, Eveline Boppré Besen
Silva, Marimar da
Otani, Nilo
Palabras clave : Método científico;Identidade profissional;Profissional da educação;Educação profissional
Fecha de publicación : 2021
Editorial : Revista Labor
Citación : WOLNIEWICZ, Eveline Boppré Besen; SILVA, Marimar da; OTANI, Nilo. A construção da identidade profissional do técnico-administrativo em educação: a pesquisa narrativa como possibilidade de investigação. Revista Labor, Fortaleza, v. 2, n. 25, p. 81-105, jan./jun. 2021.
Resumen en portugués brasileño: O artigo discute acerca do conceito de identidade e sua articulação com o trabalho e propõe o método da pesquisa narrativa para investigar a respeito da identidade profissional dos técnicos-administrativos em educação. Participaram do estudo técnicos-administrativos em educação que trabalham no contexto da Educação Profissional e Tecnológica em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da região sul do Brasil. Os instrumentos utilizados para provocar o ato de contar histórias foram a imagem fotográfica, a entrevista narrativa e a entrevista semiestruturada. A narrativa, como método de pesquisa e como fenômeno de investigação, mostrou-se uma importante aliada do pesquisador no processo investigativo ao proporcionar descobertas importantes atinentes à construção identitária de coletivos pouco estudados academicamente no contexto educacional e, dessa forma, promover avanços no conhecimento científico.
Abstract: This article discusses the concept of identity articulated with the concept of work and proposes narrative inquiry as a method and phenomenon of investigation of the construction of administrative technicians’ professional identity in education. Participated in the study administrative technicians that work in the context of Vocational and Technological Education in a Federal Institute of Education, Science and Technology of the southern region of Brazil. The instruments used to foster the act of telling stories were photographic image, narrative interview, and semi-structured interview. Narrative Inquiry, as a research method and phenomenon to be investigated, proved to be an important ally of the researcher in investigativeprocess. It provided important discoveries regarding the identity construction of workers that have been scarcely academically studied in the educational context, thus, promoting advances in scientific knowledge on the research theme
Resumen en español: El artículo analiza el concepto de identidad y su articulación con el concepto de trabajo y propone el método de investigación narrativa para investigar la identidad profesional de los técnicos administrativos en educación. Participaron en el estudio técnicos administrativos en educación que trabajan en el contexto de la EPT en un Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología en la región sur de Brasil. Los instrumentos utilizados para provocar el acto de contar historias fueron imágenes fotográficas, entrevista narrativa y entrevista semiestructurada. La narrativa, como método y fenómeno de investigación, resultó ser un aliado importante del investigador en el proceso investigativo, trajo importantes descubrimientos sobre la construcción identitaria de trabajadores poco estudiados académicamente en el contexto educativo, por lo tanto, contribuyendo a promover avances en el conocimiento científico sobre el tema del estudio.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60920
ISSN : 1983-5000
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_art_ebbwolniewicz_msilva_notani.pdf392,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.