Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60920
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorWolniewicz, Eveline Boppré Besen-
dc.contributor.authorSilva, Marimar da-
dc.contributor.authorOtani, Nilo-
dc.date.accessioned2021-10-05T18:10:02Z-
dc.date.available2021-10-05T18:10:02Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationWOLNIEWICZ, Eveline Boppré Besen; SILVA, Marimar da; OTANI, Nilo. A construção da identidade profissional do técnico-administrativo em educação: a pesquisa narrativa como possibilidade de investigação. Revista Labor, Fortaleza, v. 2, n. 25, p. 81-105, jan./jun. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn1983-5000-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60920-
dc.description.abstractThis article discusses the concept of identity articulated with the concept of work and proposes narrative inquiry as a method and phenomenon of investigation of the construction of administrative technicians’ professional identity in education. Participated in the study administrative technicians that work in the context of Vocational and Technological Education in a Federal Institute of Education, Science and Technology of the southern region of Brazil. The instruments used to foster the act of telling stories were photographic image, narrative interview, and semi-structured interview. Narrative Inquiry, as a research method and phenomenon to be investigated, proved to be an important ally of the researcher in investigativeprocess. It provided important discoveries regarding the identity construction of workers that have been scarcely academically studied in the educational context, thus, promoting advances in scientific knowledge on the research themept_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Laborpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMétodo científicopt_BR
dc.subjectIdentidade profissionalpt_BR
dc.subjectProfissional da educaçãopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.titleA construção da identidade profissional do técnico-administrativo em educação: a pesquisa narrativa como possibilidade de investigaçãopt_BR
dc.title.alternativeLa construcción de la identidad profesional del técnico-administrativo en educación: la investigación narrativa como posibilidad de investigaciónpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO artigo discute acerca do conceito de identidade e sua articulação com o trabalho e propõe o método da pesquisa narrativa para investigar a respeito da identidade profissional dos técnicos-administrativos em educação. Participaram do estudo técnicos-administrativos em educação que trabalham no contexto da Educação Profissional e Tecnológica em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da região sul do Brasil. Os instrumentos utilizados para provocar o ato de contar histórias foram a imagem fotográfica, a entrevista narrativa e a entrevista semiestruturada. A narrativa, como método de pesquisa e como fenômeno de investigação, mostrou-se uma importante aliada do pesquisador no processo investigativo ao proporcionar descobertas importantes atinentes à construção identitária de coletivos pouco estudados academicamente no contexto educacional e, dessa forma, promover avanços no conhecimento científico.pt_BR
dc.description.abstract-esEl artículo analiza el concepto de identidad y su articulación con el concepto de trabajo y propone el método de investigación narrativa para investigar la identidad profesional de los técnicos administrativos en educación. Participaron en el estudio técnicos administrativos en educación que trabajan en el contexto de la EPT en un Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología en la región sur de Brasil. Los instrumentos utilizados para provocar el acto de contar historias fueron imágenes fotográficas, entrevista narrativa y entrevista semiestructurada. La narrativa, como método y fenómeno de investigación, resultó ser un aliado importante del investigador en el proceso investigativo, trajo importantes descubrimientos sobre la construcción identitaria de trabajadores poco estudiados académicamente en el contexto educativo, por lo tanto, contribuyendo a promover avances en el conocimiento científico sobre el tema del estudio.pt_BR
dc.title.enThe construction of the professional identity of the administrative technician in education: narrative inquiry as a possibility for researchpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_ebbwolniewicz_msilva_notani.pdf392,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.