Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60863
Type: Artigo de Evento
Title: Diagnóstico para a disciplina de Modelagem da Informação e da Construção na Universidade Federal do Ceará
Title in English: Diagnostic for the discipline Modeling Information and Construction of the Federal University of Ceará
Authors: Freitas, Breno Bezerra
Cavalcante, Antonio Paulo de Hollanda
Alencar, Cely Martins Santos de
Keywords: Modelagem da informação;Modelagem de dados;Ensino de engenharia;Engenharia
Issue Date: 2017
Publisher: http://www.abenge.org.br
Citation: FREITAS, Breno Bezerra; CAVALCANTE, Antonio Paulo de Hollanda ; ALENCAR, Cely Martins Santos de. Diagnóstico para a disciplina de Modelagem da Informação e da Construção na Universidade Federal do Ceará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLV., 26 a 26 set. 2017, Joinvile-SC. Anais […], Joinvile-SC., 2017. Tema: Inovação no Ensino/ Apendizagem em Engenharia.”
Abstract in Brazilian Portuguese: Com o grande desenvolvimento das tecnologias relacionadas à Modelagem da Informação, fazem-se necessárias novas formas de trabalhar com tais dados e isso implica diretamente nas graduações em engenharias e áreas correlatas, em que o ensino sobre o tratamento desses dados é de grande importância na formação dos novos profissionais. Incluso nisso, tem-se a adoção de novas técnicas aplicadas tanto no âmbito profissional quanto no educacional, por meio da pedagogia de ensino e aprendizagem, em que o surgimento dessas tecnologias e suas aplicações faz com que o mercado e a universidade estejam em constante inovação. No presente estudo, analísa-se a disciplina Desenho Assistido por Computador (DAC) como forma de aprimoramento e criação da disciplina Modelagem da Informação e da Construção (MIC).
Abstract: With the great development of technologies related to Information Modeling, new forms of working with such data are necessary and this implies directly in the graduations in engineering and related areas, in which the teaching on the treatment of these data is of great importance in the formation of new professionals. Even in this, we have adopted new techniques applied both in the professional and educational spheres, through teaching and learning pedagogy, in which the emergence of these technologies and their applications makes the market and the university in constant innovation. In the present study, the Computer Aided Design (DAC) discipline is analyzed as a way of improving and creating the Information and Construction Modeling (MIC) discipline.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60863
Appears in Collections:DET - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_eve_bbfreitas1.pdf879,14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.