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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60762
Tipo: | TCC |
Título : | Um estudo sobre o desenvolvimento de figurino pela óptica do metaprojeto |
Título en inglés: | A study on the development of costumes from the perspective of metaproject |
Autor : | Nobre Sobrinho, José Isac |
Tutor: | Basso, Aline Teresinha |
Palabras clave : | Figurino;Design;Metodologia;Metaprojeto |
Fecha de publicación : | 2020 |
Citación : | NOBRE SOBRINHO, José Isac. Um estudo sobre o desenvolvimento de figurino pela óptica do metaprojeto. 2020. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design-Moda) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | O figurino hoje é um produto para o mercado das artes cênicas cujas metodologias de desenvolvimento ainda são predominantemente pessoalizadas. Não há ainda um eixo que sirva de guia projetual e que leve em consideração as especificidades de cada linguagem artística. Nesse sentido este trabalho apresenta um estudo sobre as relações de métodos de criação em figurino nas áreas de teatro, dança e cinema, por uma perspectiva do campo do design, mais precisamente a partir dos conceitos de metaprojeto. Para tanto, realizamos uma breve história do traje de cena no ocidente e suas teorias de suporte de criação, assim como descrevemos alguns métodos de criação em figurino nas áreas diversas. Elaboramos um resumo dos principais tópicos do metaprojeto a partir das concepções do autor Dijon de Moraes. A metodologia para o desenvolvimento do trabalho baseou-se em pesquisas bibliográficas e documentais e realizamos uma análise comparativa tendo como instrumento de trabalho o método da observação participante. Dessa forma foi possível estabelecer, através de comparação e reagrupamento dos pacotes metaprojetuais, alguns pacotes específicos de conhecimento para o desenvolvimento de figurino. À guisa de conclusão, podemos afirmar que, a partir da descoberta desses pacotes, foi possível relacioná-los com o metaprojeto e suas possibilidades de usabilidade teórica. |
Abstract: | The costume today is a product for the performing arts market whose development methodologies are still predominantly personalized. There is not yet an axis that serves as a project guide and that takes into account the specificities of each artistic language. In this sense, this work presents a study on the relations of methods of creation in costumes in the areas of theater, dance and cinema, from a perspective of the design field, more precisely from the concepts of metaproject. To this end, a brief history of the stage costume in the West and its theories of creative support was carried out, as well as some methods of creation in costumes in different areas were described. A summary of the main topics of the meta-project was prepared based on the views of the author Dijon de Moraes. The methodology for the development of the work was based on bibliographic and documentary research and a comparative analysis was carried out using the method of participant observation as a working instrument. In this way it was possible to establish, through comparison and regrouping of metaprojective packages, some specific knowledge packages for the development of costumes. As a conclusion, it can be said that, from the discovery of these packages, it was possible to relate them to the metaproject and its possibilities of theoretical usability. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60762 |
Aparece en las colecciones: | DESIGN MODA - Monografias |
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