Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60731
Type: TCC
Title: Aprendizagem cooperativa: uma metodologia de ensino aplicada no Colégio Alan Pinho Tabosa
Authors: Nascimento, Maria Lucileide Gomes do
Advisor: Pinto, Virgínia Bentes
Keywords: Aprendizagem cooperativa;Escola Alan Pinho Tabosa;Metodologia de ensino
Issue Date: 2014
Citation: NASCIMENTO, Maria Lucileide Gomes do. Aprendizagem cooperativa: uma metodologia de ensino aplicada no Colégio Alan Pinho Tabosa. Orientadora: Virgínia Bentes Pinto. 2014. 55 f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) – Curso de Graduação em Biblioteconomia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
Abstract in Brazilian Portuguese: Apresenta os resultados do trabalho que busca entender as praticas de Ensino da Escola Alan Pinho Tabosa, situada no Município de Pentecoste, Estado do Ceará, onde se trabalha as Metodologias da Aprendizagem Cooperativa. Tal metodologia trabalha na perspectiva do estímulo as habilidades sociais, a criatividade e ao equilíbrio, favorecendo que haja interação de aprendizagem entre os estudantes de modo que eles tenham metas e objetivos a serem alcançados conjuntamente. O objetivo básico desta pesquisa foi: estudar a aplicabilidade da Aprendizagem Cooperativa na formação educacional dos estudantes da escola Alan Pinho Tabosa e como os sujeitos envolvidos percebem essa nova metodologia de ensino aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho descritivo, tendo sido adotado como instrumento de coleta de dados o questionário aplicado aos professores e aos estudantes da referida escola, uma entrevista semi -estruturada feita com a direção da escola e a observação participante. Os achados da pesquisa evidenciam que estudantes, professores e a direção da escola conhecem e gostam dessa metodologia e que ela tem grande importância para o aprendizado colaborativo entre esses atores. Também ficaram evidentes as várias aplicações efetivas da Aprendizagem Cooperativa na escola pesquisada e que, embora não fosse objetivo desta pesquisa investigar os outros integrantes da escola, ainda assim, percebemos que essa metodologia também se estende a esse contingente.
Abstract: Presents the results of work that seeks to understand the teaching practices of the School Alan Pine Tabosa , located in the city of Pentecost, State of Ceará, where the works of the Cooperative Learning Methodologies . This methodology works in stimulus perspective social skills , creativity and balance , favoring for an interaction learning among students so that they have goals and objectives to be achieved together . The basic objective of this research was : to study the applicability of Cooperative Learning in educational training of school students Alan Pine Tabosa and how those involved perceive this new teaching and learning methodology. This is an exploratory descriptive nature and has been adopted as a data collection instrument the questionnaire to teachers and students of that school , a semi -estruturada made with the school board and participant observation . The research findings show that students, teachers and the school board know and like this methodology and it is very important for collaborative learning between these actors . Also evident were the various effective applications of Cooperative Learning in the research school and , though not objective of this research to investigate the other school members, we still notice that this method also extends to that quota.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60731
Appears in Collections:BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_tcc_mlgnascimento.pdf1,12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.