Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60731
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPinto, Virgínia Bentes-
dc.contributor.authorNascimento, Maria Lucileide Gomes do-
dc.date.accessioned2021-09-29T16:41:53Z-
dc.date.available2021-09-29T16:41:53Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Maria Lucileide Gomes do. Aprendizagem cooperativa: uma metodologia de ensino aplicada no Colégio Alan Pinho Tabosa. Orientadora: Virgínia Bentes Pinto. 2014. 55 f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) – Curso de Graduação em Biblioteconomia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60731-
dc.description.abstractPresents the results of work that seeks to understand the teaching practices of the School Alan Pine Tabosa , located in the city of Pentecost, State of Ceará, where the works of the Cooperative Learning Methodologies . This methodology works in stimulus perspective social skills , creativity and balance , favoring for an interaction learning among students so that they have goals and objectives to be achieved together . The basic objective of this research was : to study the applicability of Cooperative Learning in educational training of school students Alan Pine Tabosa and how those involved perceive this new teaching and learning methodology. This is an exploratory descriptive nature and has been adopted as a data collection instrument the questionnaire to teachers and students of that school , a semi -estruturada made with the school board and participant observation . The research findings show that students, teachers and the school board know and like this methodology and it is very important for collaborative learning between these actors . Also evident were the various effective applications of Cooperative Learning in the research school and , though not objective of this research to investigate the other school members, we still notice that this method also extends to that quota.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_BR
dc.subjectEscola Alan Pinho Tabosapt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.titleAprendizagem cooperativa: uma metodologia de ensino aplicada no Colégio Alan Pinho Tabosapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrApresenta os resultados do trabalho que busca entender as praticas de Ensino da Escola Alan Pinho Tabosa, situada no Município de Pentecoste, Estado do Ceará, onde se trabalha as Metodologias da Aprendizagem Cooperativa. Tal metodologia trabalha na perspectiva do estímulo as habilidades sociais, a criatividade e ao equilíbrio, favorecendo que haja interação de aprendizagem entre os estudantes de modo que eles tenham metas e objetivos a serem alcançados conjuntamente. O objetivo básico desta pesquisa foi: estudar a aplicabilidade da Aprendizagem Cooperativa na formação educacional dos estudantes da escola Alan Pinho Tabosa e como os sujeitos envolvidos percebem essa nova metodologia de ensino aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho descritivo, tendo sido adotado como instrumento de coleta de dados o questionário aplicado aos professores e aos estudantes da referida escola, uma entrevista semi -estruturada feita com a direção da escola e a observação participante. Os achados da pesquisa evidenciam que estudantes, professores e a direção da escola conhecem e gostam dessa metodologia e que ela tem grande importância para o aprendizado colaborativo entre esses atores. Também ficaram evidentes as várias aplicações efetivas da Aprendizagem Cooperativa na escola pesquisada e que, embora não fosse objetivo desta pesquisa investigar os outros integrantes da escola, ainda assim, percebemos que essa metodologia também se estende a esse contingente.pt_BR
Aparece nas coleções:BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_tcc_mlgnascimento.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.