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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60697
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Alencar, Maria Silvana Militão de | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Luciana Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-28T23:52:46Z | - |
dc.date.available | 2021-09-28T23:52:46Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Luciana Silva de. Marcas de oralidade na escrita de alunos do 8º ano do ensino fundamental em textos formais e informais: uma proposta de intervenção. Orientadora: Maria Silvana Militão de Alencar. 2021. 105 f. Dissertação ( Mestrado em Letras) - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60697 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Variação fonética | pt_BR |
dc.title | Marcas de oralidade na escrita de alunos do 8º ano do ensino fundamental em textos formais e informais: uma proposta de intervenção | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as marcas de oralidade na escrita de textos formais e informais, por intermédio do gênero relato pessoal, de alunos do 8º ano do ensino fundamental, à luz da fonética e da fonologia, uma vez que serão observados aspectos sonoros, assim como da sociolinguística, por tentar dirimir problemas relacionados à questão da diversidade linguística em sala de aula. A base teórica se deu a partir dos estudos sobre os processos fonéticos e os conhecimentos mais relevantes da fonética e da fonologia de Câmara Jr. (2004), Callou e Leite (1990), Silva (2013) e Bisol (1994). Dentre os estudiosos que tratam da diversidade linguística no contexto social, Bortoni-Ricardo (2005) fala da língua como indicador de estratificação social em que se vê a diferença entre os grupos sociais por meio da linguagem utilizada. Weinreich, Labov e Herzog (2006) trazem boas explicações sobre a estrutura heterogênea da língua e suas diferenças linguísticas. Com a intenção de minimizar as dificuldades dos alunos, utilizou-se uma estratégia de intervenção para auxiliá-los a superar a interferência da fala na escrita por intermédio de propostas de atividades baseadas nas investigações feitas pelos pesquisadores da área, que foram expostas em um caderno pedagógico. Essas propostas são focadas em cinco oficinas, fundamentadas na teoria do plano didático de Gasparin (2015), para ajudar os discentes a compreenderem o uso comunicacional da linguagem com suas variações fonéticas e fonológicas. Para essa finalidade, foram utilizados o relato pessoal, por ser um gênero de origem oral e com mais predisposição a surgir linguagem informal, e as cartas de reclamações, como sendo o que geralmente se utiliza uma linguagem mais formal, para que assim se possa fazer o contraponto entre eles. Apesar das dificuldades enfrentadas em razão da pandemia que se estende desde 2020, espera-se que os resultados desta pesquisa possam trazer contribuições ao agir do professor em sala de aula. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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