Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60656
Tipo: Dissertação
Título : Transtornos mentais comuns nos alunos do curso de medicina de uma Universidade Federal: compreensões a partir da socionomia.
Autor : Nepomuceno, Wellyka de Araújo Pinto
Tutor: Pontes, Heráclito Lopes Jaguaribe
Co-asesor: Mendes, Layza Castelo Branco
Palabras clave : Transtorno Mental Comum;Estudantes de Medicina;Socionomia
Fecha de publicación : 2021
Citación : NEPOMUCENO, Wellyka de Araújo Pinto. Transtornos mentais comuns nos alunos do curso de medicina de uma Universidade Federal: compreensões a partir da socionomia. Orientador: Heráclito Lopes Jaguaribe Pontes. 2021. 217 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumen en portugués brasileño: No cenário atual, percebe-se que um elevado número de alunos de medicina enfrenta alguma forma de sofrimento psíquico. Pesquisas indicam que os índices de Transtornos Mentais Comuns (TMC) em alunos de medicina costumam estar acima da média quando comparados com a população em geral. Dentre as possíveis causas citam-se: carga horária elevada, sobrecarga de conhecimentos, dificuldades com a administração do tempo, além de poucas oportunidades para o lazer e para o descanso. Com este trabalho, objetivou-se compreender os TMC nos alunos do Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (Campos de Fortaleza) a partir da Socionomia e identificar possíveis estratégias de prevenção a esses transtornos. Para que isso fosse possível, realizou-se uma pesquisa mista em que, inicialmente foi aplicado o Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20) em 305 alunos matriculados no Curso de Medicina, Campos de Fortaleza-Ce, semestre de 2020.1, a fim de investigar os casos de discentes com indicativos de Transtornos Mentais Comuns (TMC). Juntamente com esse instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário sociopsicodemográfico. Os dados dessa primeira fase, fase quantitativa da pesquisa, foram examinados inicialmente através de uma análise descritiva e, em seguida, fez-se uma análise bivariada. Na fase qualitativa fez-se o uso do sociodrama como procedimento de coleta de dados e a análise desses dados foi realizada a partir da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. A interpretação dos resultados ocorreu à luz da Teoria Socionômica de Jacob Levy Moreno. Na fase quantitativa, a partir da análise bivariada, as seguintes variáveis categóricas obtiveram associações estatisticamente significativas com os casos suspeitos de TMC: ser do sexo feminino, ter renda familiar entre dois até seis salários mínimos, ser aluno migrante, ser aluno que não está satisfeito com a escolha profissional, ainda pensar em abandonar o curso, que consideram seu desempenho acadêmico entre ruim e péssimo, que ficou retido em algum semestre, que considera seu relacionamento com os colegas de faculdade insatisfatório, que considera seu relacionamento com os docentes insatisfatório, que considera sua saúde mental ruim ou péssima e que não realiza alguma atividade física com frequência. Na fase qualitativa, os DSC abordaram as questões subsequentes: ‘onde os estudantes percebem ter TMC?’, ‘como os estudantes compreendem os TMC?’, ‘se os discentes procuraram ajuda profissional em algum momento da vida (psicólogo ou psiquiatra)?’, ‘qual o nexo entre os TMC e os relacionamentos?’ e ‘quais as estratégias para combater os TMC?’. Esse discurso possibilitou a compreensão dos TMC nesses alunos e disponibilizou uma lista de estratégicas para prevenir esses transtornos.
Abstract: In the current scenario, it is clear that a high number of medical students face some form of psychological distress. Research indicates that the rates of Common Mental Disorders (CMD) in medical students tend to be above average when compared with general population. Among the possible causes are: high hours of activities, overload of knowledge, difficulties with time management, as well as few opportunities for leisure and rest. With this work, the objective is to understand CMD in students of the Universidade Federal do Ceará. For this to be possible, it is a mixed research in which, initially, the Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20) will be applied to 278 enrolled in the Medical Course, in the semester of 2020.1, in order to investigate the cases of students with indications of Common Mental Disorders (CMD). Together with this data collection instrument, a sociopsychodemographic questionnaire will be applied. The results of this first phase, the quantitative phase, will serve as a basis for the qualitative phase, in which thematic sociodrama sessions will be applied with some of theses students, as it is understood that through this technique one can have a new understanding about CMD. Studies point out that, in addition to being a methodological research tool, sociodrama also works as an instrument of intervention in the environment, thus, it is hoped that, at the end of this research, the data obtained can serve as a basis for investing in a pertinent psychological support service for medical students and that the sociodrama sessions have been successful, for example, in resolving conflicts and generating reflections on new ways of understanding CMD.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60656
Aparece en las colecciones: POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_dis_wapnepomuceno.pdf8,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.