Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60512
Tipo: Artigo de Evento
Título : Caracterização da produção científica sobre apo como uma ferramenta auxiliar de marketing para produtos imobiliários
Título en inglés: Scientific production characterization about poe as an auxiliary marketing tool for real estate products
Autor : Borges, Rodrigo Magalhães Siqueira
Saraiva, Raisse Layane de Paula
Olimpio, Luiz Carlos Magalhães
Barros Neto, José de Paula
Palabras clave : Estudo bibliométrico;Requisitos de clientes;APO;Marketing
Fecha de publicación : 2018
Citación : BORGES, Rodrigo Magalhães Siqueira; SARAIVA, Raisse Layane de Paula; OLIMPIO, Luiz Carlos Magalhães; BARROS NETO, José de Paula. Caracterização da produção científica sobre apo como uma ferramenta auxiliar de marketing para produtos imobiliários. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, XXVI, 07 a 09 nov. 2018, Bauru, São Paulo, Brasil. Anais […] Bauru, São Paulo, 2018. Tema: “Inovação e sustentabilidade na gestão de processos de negócios”.
Resumen en portugués brasileño: No setor da construção civil, conhecer os requisitos de um cliente não é uma atividade de simples alcance, uma vez não há contato com os clientes finais na maioria dos processos que envolvem o desenvolvimento de produtos imobiliários. Com aa finalidade de oferecer maior eficiência ao atendimento das necessidades e exigências dos clientes imobiliários, este trabalho propõe realizar um estudo bibliométrico envolvendo publicações sobre avaliação pós-ocupação (apo) publicados no encontro nacional de tecnologia do ambiente construído (entac), um encontro bienal, entre os anos de 2008 e 2016. Através desse estudo, foram identificados os atributos mais valorizados pelos clientes, a fim de formatar os produtos imobiliários conforme às suas necessidades ou demandas, proporcionando melhorias no desenvolvimento desses produtos e de suas vendas, ou seja, funcionando como uma ferramenta auxiliar de marketing. Dentre os atributos analisados, pôde-se conhecer, por exemplo, quais os temas, as técnicas e os ambientes que são mais estudados nas publicações apo. Todos os artigos que continham o acrônimo “apo” no título ou nas palavras-chave foram estudados entre os anos citados. Ao final da pesquisa, 112 artigos foram identificados e analisados.
Abstract: In civil construction sector, knowing the customer’s requirements do not refer to a simple reach activity, once there is no contact with end customers in most of processes that involve the development of real estate products. With the purpoose of offering greater efficiency to meet needs and requirements of real estate clients, this paper proposes a bibliometric study of “avaliação pós-ocupação” (apo) or post-occupancy evaluation (poe) published in the “encontro nacional de tecnologia do ambiente construído” (entac), a biennial meeting, between the years 2008 and 2016. Through this study, the attributes most valued by customers were identified in order to format real estate products according to customer needs or demands, providing improvements in these products development and in their sales, acting as an auxiliary marketing tool. Among the attributes analyzed, it was possible to know, for example, themes, techniques and environments that are most studied in poe publications. All papers that have the acronym “apo” in title or in keywords were studied between the years cited. At the end of the research, 112 papers were identified and analyzed.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60512
ISSN : 1809-7189
Aparece en las colecciones: DECC - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_eve_rmsborges.pdf461,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.