Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60512
Type: Artigo de Evento
Title: Caracterização da produção científica sobre apo como uma ferramenta auxiliar de marketing para produtos imobiliários
Title in English: Scientific production characterization about poe as an auxiliary marketing tool for real estate products
Authors: Borges, Rodrigo Magalhães Siqueira
Saraiva, Raisse Layane de Paula
Olimpio, Luiz Carlos Magalhães
Barros Neto, José de Paula
Keywords: Estudo bibliométrico;Requisitos de clientes;APO;Marketing
Issue Date: 2018
Citation: BORGES, Rodrigo Magalhães Siqueira; SARAIVA, Raisse Layane de Paula; OLIMPIO, Luiz Carlos Magalhães; BARROS NETO, José de Paula. Caracterização da produção científica sobre apo como uma ferramenta auxiliar de marketing para produtos imobiliários. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, XXVI, 07 a 09 nov. 2018, Bauru, São Paulo, Brasil. Anais […] Bauru, São Paulo, 2018. Tema: “Inovação e sustentabilidade na gestão de processos de negócios”.
Abstract in Brazilian Portuguese: No setor da construção civil, conhecer os requisitos de um cliente não é uma atividade de simples alcance, uma vez não há contato com os clientes finais na maioria dos processos que envolvem o desenvolvimento de produtos imobiliários. Com aa finalidade de oferecer maior eficiência ao atendimento das necessidades e exigências dos clientes imobiliários, este trabalho propõe realizar um estudo bibliométrico envolvendo publicações sobre avaliação pós-ocupação (apo) publicados no encontro nacional de tecnologia do ambiente construído (entac), um encontro bienal, entre os anos de 2008 e 2016. Através desse estudo, foram identificados os atributos mais valorizados pelos clientes, a fim de formatar os produtos imobiliários conforme às suas necessidades ou demandas, proporcionando melhorias no desenvolvimento desses produtos e de suas vendas, ou seja, funcionando como uma ferramenta auxiliar de marketing. Dentre os atributos analisados, pôde-se conhecer, por exemplo, quais os temas, as técnicas e os ambientes que são mais estudados nas publicações apo. Todos os artigos que continham o acrônimo “apo” no título ou nas palavras-chave foram estudados entre os anos citados. Ao final da pesquisa, 112 artigos foram identificados e analisados.
Abstract: In civil construction sector, knowing the customer’s requirements do not refer to a simple reach activity, once there is no contact with end customers in most of processes that involve the development of real estate products. With the purpoose of offering greater efficiency to meet needs and requirements of real estate clients, this paper proposes a bibliometric study of “avaliação pós-ocupação” (apo) or post-occupancy evaluation (poe) published in the “encontro nacional de tecnologia do ambiente construído” (entac), a biennial meeting, between the years 2008 and 2016. Through this study, the attributes most valued by customers were identified in order to format real estate products according to customer needs or demands, providing improvements in these products development and in their sales, acting as an auxiliary marketing tool. Among the attributes analyzed, it was possible to know, for example, themes, techniques and environments that are most studied in poe publications. All papers that have the acronym “apo” in title or in keywords were studied between the years cited. At the end of the research, 112 papers were identified and analyzed.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60512
ISSN: 1809-7189
Appears in Collections:DECC - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_eve_rmsborges.pdf461,14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.