Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60507
Tipo: Artigo de Evento
Título : Proposta de melhorias nos cursos de graduação em engenharia por meio de uma aplicação de um framework de gestão do conhecimento
Título en inglés: Proposals for improvements in engineering graduation courses through an application of a knowledge management framework
Autor : Torres, José Belo
Palabras clave : Ensino - Aprendizagem;Framework;Gestão do conhecimento;Modelo SECI
Fecha de publicación : 2021
Editorial : www.abenge.org.br
Citación : TORRES, Jose Belo. Proposta de melhorias nos cursos de graduação em engenharia por meio de uma aplicação de um framework de gestão do conhecimento. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLIX.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, IV., 28 a 30 set. 2021, evento online. Anais[...], 2021. Evento online. Tema: “Formação em Engenharia: tecnologia e sustentabilidade.”
Resumen en portugués brasileño: Os professores dos cursos de engenharia, basicamente, ensinam como os seus antigos professores. Normalmente, têm poucos conhecimentos pedagógicos e uma formação inadequada na área para suprir suas deficiências. O princípio de uma mudança no Processo de Ensino-Aprendizagem parte da crença em que é o aluno e não o professor o protagonista desse processo. Essa consciência é de fundamental importância para os professores buscarem novas formas de conduzir suas disciplinas. Diante desse contexto complexo, observa-se a inovação e a criatividade como fatores de melhorias nos cursos de engenharia. O mundo vive a era do conhecimento e a gestão do conhecimento é uma área importante na inovação e na criatividade das organizações por meio de seus modelos. Esses modelos de gestão do conhecimento são uma representação simplificada da realidade, mas, podem ser mais abrangentes com a incorporação de um framework. Este framework é constituído do modelo genérico de GC adaptado, do ba, das questões, conceitos e ações sobre o objeto de estudo, do produto/processo desenvolvido, dos ativos de conhecimentos e da sistemática do uso desses elementos. Portanto, este trabalho tem como objetivo geral aplicar um framework de gestão do conhecimento com o intuito de obter melhorias nos cursos de graduação de engenharia. Um dos resultados obtidos foi à criação de uma linha de pesquisa para os cursos de pós-graduação chamada de Engenharia na Educação, se somando ao termo Educação na Engenharia.
Abstract: Engineering professors basically teach like their former teachers. They usually have little pedagogical knowledge and inadequate training in the area to make up for their deficiencies. The principle of a change in the Teaching-Learning Process starts from the belief that it is the student and not the teacher who is the protagonist of this process. This awareness is of fundamental importance for teachers to seek new ways of conducting their subjects. In view of this complex context, innovation and creativity are seen as factors for improvement in engineering courses. The world is living in the era of knowledge and knowledge management is an important area in the innovation and creativity of organizations through its models. These knowledge management models are a simplified representation of reality, but they can be more comprehensive with the incorporation of a framework. This framework must consist of a set of questions, concepts and support actions in the solution of the problem-situation. Therefore, this work has the general objective of applying a knowledge management framework in order to obtain improvements in engineering undergraduate courses. One of the results obtained was the creation of a line of research for postgraduate courses called Engineering in Education, adding to the term Education in Engineering.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60507
Aparece en las colecciones: DEPR - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_eve_jbtorres.pdf367,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.