Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60490
Type: TCC
Title: Aprendizagem cooperativa em época de ensino remoto: uma narrativa de experiência.
Authors: Salles, Pedro Gonçalves de
Advisor: Feitosa, Raphael Alves
Keywords: Ensino remoto emergencial;Aprendizagem Cooperativa;Ensino online;Narrativa de experiência educativa
Issue Date: 2021
Citation: SALLES, Pedro Gonçalves de. Aprendizagem cooperativa em época de ensino remoto: uma narrativa de experiência. 56 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: Esse trabalho contém a narrativa da experiência do meu estágio supervisionado no ensino médio II, em classes do 3º. O estágio aconteceu no início de 2021, em um período que o mundo estava mergulhado na pandemia de Covid-19, e, por isso, as aulas aconteceram na modalidade de ensino remoto. A escola na qual o estágio foi realizado utilizava a aprendizagem cooperativa como didática e organização escolar. Dessa forma, esta narrativa investiga como a aprendizagem cooperativa aconteceu em uma situação de ensino online, na qual os professores estavam distantes dos alunos e os alunos distantes entre si. Considerando que muitos professores e alunos tiveram dificuldades com o ensino remoto, se busca entender quais características podem ser desenvolvidas para uma experiência de ensino online efetiva, buscando respostas no ensino a distância (EaD). A partir daí se considera que a aprendizagem cooperativa se alinha com algumas dessas características, e, de forma geral, embora seja desafio implementá-la, trouxe benefícios para a situação.
Abstract: This academic text is a narrative of my experience as a supervised high school intern teacher in 3rd year classes.The internship started at the beggining of 2021, in a world assoled by the COVID-19 pandemic, and, because of that, the classes happened in the emergency remote teaching modality. The school in which the internship occurred used cooperative learning as it’s didatics and school organization. Therefore, this narrative delves into how cooperative learning performed in a online learning situation. In which teachers were far from the students and students were far between themselves. Since both students and school faculty had plenty of dificulties with remote teaching, we look into what are the characteristics of effective online teaching, looking for answers in distance education literature. In the end, we consider that cooperative learning aligns with some of those characteristics, and, overall, although were challenging to implemente, brought beneficts for this remote teaching experience.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60490
Appears in Collections:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias
COVID-19 - Trabalhos relacionados

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_tcc_pgsalles.pdf1,19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.