Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60440
Tipo: Dissertação
Título : Sequência didática de eletrodinâmica utilizando leds em circuitos elétricos simples
Autor : Silva, Francisco Humberto Severiano da
Tutor: Dias, Nildo Loiola
Palabras clave : Circuitos elétricos;Diodo emissor de luz;Atividades experimentais;Eletrodinâmica;Sequência didática
Fecha de publicación : 2021
Citación : SILVA, F. H. S. Sequência didática de eletrodinâmica utilizando leds em circuitos elétricos simples. 2021. 95 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho trata da inserção de pratica experimental com circuitos elétricos simples utilizando materiais de fácil acesso. Diversos estudos mostram as dificuldades dos estudantes em compreender os conceitos de Física. Outras pesquisas apontam obstáculos no ensino, devido a abstração de determinados conteúdos, há também textos críticos, relacionadas a forma tradicional de ensino, que por muitas vezes é centrada na excessiva resolução de questões, fundamentalmente teóricos. Diante desse cenário, que ainda é muito comum nas escolas, o ensino de Física construído com atividades experimentais tem se destacado por promover uma maior motivação para os estudantes, além de trazer indícios de aprendizagem. Nessa perspectiva, uma Sequência de Ensino foi criada para auxiliar os professores no ensino de eletrodinâmica e a aplicação das atividades experimentais no ensino médio. O objetivo deste trabalho é apresentar o uso de LED`s (diodo emissor de luz), associados a materiais fáceis de se encontrar no cotidiano, e que possam ser usados como circuitos elétricos simples. E ao mesmo tempo, o material proposto fomenta a prática experimental no ensino de Física. Para isso, conjuntos foram construídos utilizando-se de materiais simples e acessíveis ao professor. Assim como foram preparados também práticas experimentais com roteiros para cada tema. A maior parte das atividades, envolve o uso de LED’s, onde os estudantes tem a possibilidade de compreenderem os fenômenos da condução de eletricidade, de corrente elétrica, tensão, resistência e vários outros temas, voltados para explorar a eletrodinâmica básica.
Abstract: The present work deals with the insertion of experimental practice with simple electrical circuits using easily accessible materials. Several studies presented students' difficulties in understand physics concepts. Other researches point in teaching difficulties, due to the abstraction of content, there are also texts with critics, related to the traditional way of teaching, which is often centered on the excessive resolution of questions, fundamentally theoretical. In view of this scenario, which is still very common in schools, the teaching of Physics built with experimental activities has stood out for promoting greater motivation for students, in addition to bringing evidence of learning. From this perspective, a Teaching Sequence was created to help teachers in teaching electrodynamics and the application of experimental activities in high school. The objective of this work is to present the use of LED`s (light emitting diode), associated with materials that are easy to find in everyday life, and that can be used as simple electrical circuits. And at the same time, the proposed material encourages experimental practice in the teaching of Physics. For this, sets were built using simple materials and the teacher's wish. As well as experimental practices were also prepared with scripts for each theme. Most of the activities involve the use of LEDs, where students have the possibility to study the phenomena of conducting electricity, electric current, voltage, resistance and several other topics, aimed at exploring basic electrodynamics.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60440
Aparece en las colecciones: MNPEF - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_dis_fhssilva.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.