Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60173
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Marcos Antônio Araújo | - |
dc.contributor.author | Silva, João Pierre da | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-30T16:28:39Z | - |
dc.date.available | 2021-08-30T16:28:39Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | SILVA. J. P. Uma proposta de ensino de Física utilizando a robótica educacional. 2021. 51 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60173 | - |
dc.description | SILVA. J. P. Uma proposta de ensino de Física utilizando a robótica educacional. 2021. 51 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Robotics has a grat educational potencial, helping in the teaching learning process and putting interdiscipinarity into practice, in addition to create a greatet interest science by the side of the students. The use of this technology proposes that students be the builder of his own knowledge based on the constructivist theory on Jean Piaget. Therefore, robotics is a great tool to demystify and help physics teaching. This project will present the Modelix Robotics Kit, which allows students to make projects using knowledge from different areas of knowledge, putting into practice the concepts learnt in the classroom. These activities can be applied to students from high school, elementary school and even younger children, so they can get appropriated of science as soon as possible, assisting the scientific progress of a historically scientifically delayed country, promoting a better approach to physics science teaching in brazilian education, an education that was exclusively expository, theoretical and with use of memorization techniques for a long time. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Robótica educacional | pt_BR |
dc.subject | Cinemática | pt_BR |
dc.title | Uma proposta de ensino de Física utilizando a robótica educacional | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A robótica tem um grande potencial educacional, ajudando no processo de ensino-aprendizagem e colocando em prática a interdisciplinaridade, além de criar um maior interesse na ciência, em especial a Física, por parte dos alunos. O uso dessa tecnologia propõe ao aluno que ele seja o próprio construtor de seu conhecimento, baseando-se na teoria construtivista de Jean Piaget. Portanto, a robótica é uma grande ferramenta para desmistificar e ajudar o ensino de Física. Neste projeto será apresentado o Kit Modelix Robotics, o qual proporciona aos estudantes a construção de projetos utilizando conhecimentos de diversas áreas do conhecimento, trabalhando na prática os conceitos adquiridos em sala de aula. As atividades podem ser desenvolvidas com alunos do ensino fundamental, médio e até mesmo do infantil, para que possam se apropriar o mais cedo possível da ciência. Auxiliando o progresso científico de um país que é historicamente atrasado cientificamente. Promovendo uma melhor abordagem do ensino de ciências físicas na educação brasileira. Uma educação que por muito tempo foi exclusivamente expositiva, teórica e com uso de técnicas de memorização. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_jpsilva.pdf | 948,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.