Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6014
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBorges Neto, Hermínio-
dc.contributor.authorLima, Gisele Peixoto Bezerra-
dc.date.accessioned2013-10-03T17:24:51Z-
dc.date.available2013-10-03T17:24:51Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationLIMA, Gisele Peixoto Bezerra. Comunidades virtuais de interação, disseminação e aprendizagem cooperativa (comvid@):um estudo de caso na Justiça Federal do Ceará. 2013. 148f. – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6014-
dc.description.abstractThis study aims at being acquainted with, implementing and analyzing the extent to which communities of practice influence, and contributes to the acquisition of knowledge relevant to the professional development of the Federal Court servants in Ceará, specifically those that work together with the brand-new Electronic Judicial Process System - EJs. The experiment has been carried-out through the creation of an internet portal to shelter the Virtual Community Interaction, Outreach and Cooperative Learning (ComVID @) that works as a teaching resource to foster the learning processes and promoting ongoing education within the institution. The theme of ComVID @ chosen for the case-study has been the brand-new EJs due to its recent implementation and importance to the accomplishment of the target and improvement of the services rendered by the Federal Court. The outcomes appointed to the high-potential of the communities of practice to rise-up opportunities for meaningful interaction among its members whose might learn collaboratively, practicing the sense of cooperation that enables the inclusion of civil servants settled at countryside units into the State, in order to enable a lasting space for exchange experiences, the implementation of the best practices, solution validation by experienced individuals and especially the deployment and incorporation of knowledge useful to a greater number of users bringing benefits to the quick problems-solving and difficulties faced in the operation of this system. . Nevertheless, we have perceived the need for a corporate incentive to create an in-house culture to share the information and higher awareness regarding to the responsibilities of every individual in the learning process of each colleagues, in favor of a quick and opened Justice capable to monitoring the progress and innovations of a society that is highly connected and permeated by the dynamics of the cutting-edge IT technologies and communication.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectCommunity of practicept_BR
dc.subjectVirtual learning-processpt_BR
dc.subjectComunidades virtuaispt_BR
dc.subjectJustiça Federal no Ceará - Servidores públicospt_BR
dc.subjectProcessos virtuais de aprendizagempt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.titleComunidades virtuais de interação, disseminação e aprendizagem cooperativa (comvid@): um estudo de caso na Justiça Federal do Cearápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo propõe-se a conhecer, implementar e analisar em que medida as comunidades de prática influenciam e contribuem para a aquisição de conhecimentos relevantes para o aprimoramento profissional dos servidores da Justiça Federal no Ceará, especificamente, os que atuam junto ao novo Sistema de Processo Judicial Eletrônico - PJe. A experiência realizou-se através da criação de um portal na internet para abrigar a Comunidade Virtual de Interação, Disseminação e Aprendizagem Cooperativa (ComVID@) que funciona como um recurso didático para fomentar processos de aprendizagem e promoção da educação continuada na instituição. O tema da ComVID@ escolhido para o estudo de caso foi o do novo PJe, tendo em vista sua recém-implantação e importância para o cumprimento da missão e aperfeiçoamento dos serviços prestados pela Justiça Federal. Os resultados encontrados apontam para o grande potencial das comunidades de práticas para oportunizar interações significativas entre seus membros que passam a aprender de forma colaborativa, exercitando o senso de cooperação que possibilita a inclusão de servidores lotados em unidades do interior do Estado, a fim de viabilizar um espaço permanente para a troca de experiências, a aplicação de melhores práticas, a validação de soluções por pessoas experientes e, principalmente, a disseminação e incorporação de conhecimentos úteis a um maior número de usuários trazendo benefícios com a rápida resolução de problemas e de dificuldades encontradas na operacionalização desse sistema. No entanto, percebe-se a necessidade de incentivo institucional para criar uma cultura interna de compartilhamento de informações e uma maior conscientização com relação à responsabilidade de cada um no processo de aprendizagem dos colegas, em prol de uma Justiça mais célere e aberta, capaz de acompanhar os avanços e inovações de uma sociedade cada vez mais articulada em rede e permeada pelo dinamismo das novas tecnologias de informação e comunicação.pt_BR
dc.title.enVirtual communities of interaction, dissemination and cooperative learning (comvid @): a case study in the Federal Court of Cearápt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013-DIS-GPBLIMA.pdf2,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.