Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59942
Tipo: | Dissertação |
Título : | Uma abordagem simplificada e didática da termologia para o ensino médio |
Autor : | Cunha, Felipe Costa Melo |
Tutor: | Gonçalves, José Ramos |
Palabras clave : | Ensino de Física;Termologia;Professores de Física;David Ausubel;Paulo Freire;Escalas termométricas;Dilatação térmica;Quantidade de calor sensível e latente;Produto educacional;Physics teaching;Thermology;Physics teachers;David Ausubel;Paul Freire;Thermometric scales;Thermal dilatation;Sensitive and latent heat amount;Educational product |
Fecha de publicación : | 2021 |
Citación : | CUNHA, F. C. M. Uma abordagem simplificada e didática da termologia para o ensino médio. 2021. 215 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumen en portugués brasileño: | Inicialmente foi realizada uma pesquisa com os professores de Física do estado do Ceará que atuam no ensino médio. Tal pesquisa nos revelou um pouco sobre o aprendizado dos professores durante sua formação acadêmica, no qual o tema escolhido foi termologia. Os resultados mostraram algumas carências que nos fizeram pensar um produto educacional para ajudar tanto alunos, quanto professores a atingirem seus objetivos. Não é difícil perceber que os fundados, professores e participantes do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), se empenham bastante em tornar mais eficaz a abordagem didática da Física ao nível médio. Na perspectiva de capacitar professores de Física, o projeto MNPEF tem como um dos objetivos, “a melhoria da qualificação profissional de professores de Física em exercício na Educação Básica, visando tanto o desempenho do professor no exercício de sua profissão como o desenvolvimento de técnicas e produtos para a aprendizagem de Física” (SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA,, 2015, p. 1). Diante do exporto, o principal objetivo deste trabalho é incentivar o estudo da Física, mostrando a eficiência do produto educacional como um material didático e simplificado de termologia tanto para alunos do ensino médio como para reciclagem de professores de física/ciências. O presente trabalho pretende facilmente elucidar, através de uma abordagem didática, os principais conceitos de termologia com ênfase em suas aplicações, visto que fazem parte do conteúdo programático do exame nacional do ensino médio (ENEM), contemplando suas respectivas competências e habilidades. O desenvolvimento abordado no Produto Educacional tem como base teórica guiada pela sequência didática de David Ausubel, um leve embasamento matemático, com explicações e imagens animadas para uma leitura prazerosa. Com a teoria construtivista Piagetiana e baseado nos ensinamentos literários de Paulo Freire, os temas de termologia apresentados foram: Escalas Termométricas, Dilatação Térmica, Quantidade de Calor Sensível e Latente. Ao final de cada capítulo teórico, possui perguntas conceituais e testes, com suas respectivas resoluções. A coleta de dados e comparativos finais foram realizadas com duas turmas do 1o ano do ensino médio do Instituto Federal do Ceará, no campus de Tauá. Antes de aplicar o produto educacional foi realizada uma avaliação diagnóstica I para obter noções dos conhecimentos prévios dos alunos e assim guiar o curso de termologia. Durante a aplicação do produto, as turmas tiveram aulas expositivas com a resolução de exercícios e uso do material complementar. Ao final, uma segunda avaliação foi realizada para identificar se o processo de ensino com o auxílio do produto educacional foi eficaz. Finalmente, uma terceira avaliação foi aplicada aos alunos para coletar a impressão que eles tiveram a respeito do produto educacional e das aulas ministradas. Por fim, analisamos e comparamos todas as estatísticas gráficas e concluímos um bom desempenho no processo de ensino e aprendizagem do professor com auxílio do material complementar. Esse resultado foi satisfatório também por observações diárias durante a aplicação e devido a evolução do interesse desses alunos pela Física. |
Abstract: | Initially, a survey was conducted with physics teachers from the state of Ceará who work in high school. This research revealed to us a little about the teachers' learning during their academic formation, in which the chosen theme was thermology. The results showed some shortcomings that made us think of an educational product to help both students and teachers achieve their goals. It is not difficult to realize that the founders, professors and participants of the National Professional Master in Physics Teaching (MNPEF), strive hard to make the didactic approach to physics at the middle level more effective. From the perspective of training physics teachers, the MNPEF project has as one of its objectives, “the improvement of the professional qualification of practicing physics teachers in Basic Education, aiming at both the performance of the teacher in the exercise of his profession and the development of techniques and products for learning physics ”(BRAZILIAN PHYSICAL SOCIETY, 2015, p. 1). In the face of exports, the main objective of this work is to encourage the study of Physics, showing the efficiency of the educational product as a didactic and simplified thermology material for both high school students and for recycling physics / science teachers. This work aims to easily elucidate, through a didactic approach, the main concepts of thermology with an emphasis on its applications, since they are part of the programmatic content of the national high school exam (ENEM), considering their respective competences and skills. The development covered in the Educational Product is based on a theoretical basis guided by the didactic sequence of David Ausubel, a light mathematical basis, with explanations and animated images for a pleasant reading. With Piaget's constructivist theory and based on the literary teachings of Paulo Freire, the themes of thermology presented were: Thermometric Scales, Thermal Expansion, Amount of Sensitive and Latent Heat. At the end of each theoretical chapter, it has conceptual questions and tests, with their respective resolutions. Data collection and final comparisons were carried out with two classes from the 1st year of high school at the Federal Institute of Ceará, on the campus of Tauá. Before applying the educational product, a diagnostic evaluation I was carried out to obtain notions of the students' previous knowledge and thus guide the thermology course. During the application of the product, the classes had expository classes with the resolution of exercises and use of complementary material. At the end, a second evaluation was carried out to identify whether the teaching process with the aid of the educational product was effective. Finally, a third assessment was applied to students to collect the impression they had about the educational product and the classes taught. Finally, we analyzed and compared all graphic statistics and concluded a good performance in the teaching and learning process of the teacher with the help of complementary material. This result was also satisfactory due to daily observations during the application and due to the evolution of these students' interest in Physics. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59942 |
Aparece en las colecciones: | MNPEF - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_dis_fcmcunha.pdf | 30,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.