Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5992
Tipo: | Dissertação |
Título: | Avaliação da política de educação das relações etnicorraciais através da implementação da Lei 10.639/03 na Escola Pública Municipal de Fortaleza |
Título em inglês: | Policy evaluation of foreign education etnicorraciais through the implementation of the Law 10.639/03 Municipal Public School Fortress |
Autor(es): | Vale, Gislana Maria do Socorro Monte do |
Orientador: | Gussi, Alcides Fernando |
Palavras-chave: | Cultura afro-brasileira - estudo e ensino - política governamental - avaliação - Fortaleza (CE);Educação multicultural - política governamental - avaliação - Fortaleza (CE);Brasil [Lei Nº10.639, de 9 de Janeiro de 2003];Relações raciais - Fortaleza (CE);Escolas municipais - Fortaleza (CE) |
Data do documento: | 2012 |
Instituição/Editor/Publicador: | www.teses.ufc.br |
Citação: | VALE, Gislana Maria do Socorro Monte do. Avaliação da Política de Educação das Relações Etnicorraciais através da Implementação da Lei 10.639/03 na Escola Pública Municipal de Fortaleza. 2012. 133f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2012. |
Resumo: | O trabalho aqui apresentado teve como objetivo avaliar a Política de Educação das Relações Etnicorraciais (ERER) através do processo de implementação da Lei 10.639/03 no sistema público municipal de ensino da cidade de Fortaleza/CE. Essa proposta de avaliação está pautada numa perspectiva qualitativa utilizando como metodologia a avaliação em profundidade e a metodologia afrodescendente de pesquisa. Esse estudo teve como principais objetivos contextualizar o surgimento da política pública de ERER, a criação da Lei 10.639/03 e o contexto escolar analisado a partir das ações pedagógicas dos profissionais de educação nas áreas de conhecimento: Língua Portuguesa/Literatura, História e Arte. Buscamos ainda apresentar as compreensões estabelecidas pelas relações etnicorraciais propostas pelo movimento negro, instituições governamentais e sociedade civil. A pesquisa foi realizada nas etapas a seguir indicadas: inicialmente a construção do referencial teórico e definição das categorias analíticas – educação das relações eticorraciais e diversidade etnicorracial; análise documental e definição do marco legal em âmbito nacional e na cidade de Fortaleza/CE; elaboração da trajetoria política da política sob estudo e avaliação; pesquisa de campo com a realização de entrevistas e aplicação de questionário como técnica utilizada. Finalizamos o trabalho com a análise das interrrelações estabelecidas entre as diversas visões de gestão da política em âmbito nacional e local e a dos profissionais de educação construídas no espaço escolar. A pesquisa realizada aponta para a compreensão de que a Lei, embora seja do conhecimento de todos os envolvidos no processo educativo, ainda se apresenta na escola de modo assistemático necessitando de maior visibilidade e abrangência no currículo escolar solicitando da instituição por ela responsável ações mais sistemáticas e de caráter mais efetivo na dinâmica da política pública em questão. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5992 |
Aparece nas coleções: | MAPP - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012-DIS-GMSMVALE.pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.