Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5992
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGussi, Alcides Fernando-
dc.contributor.authorVale, Gislana Maria do Socorro Monte do-
dc.date.accessioned2013-10-02T12:56:21Z-
dc.date.available2013-10-02T12:56:21Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationVALE, Gislana Maria do Socorro Monte do. Avaliação da Política de Educação das Relações Etnicorraciais através da Implementação da Lei 10.639/03 na Escola Pública Municipal de Fortaleza. 2012. 133f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5992-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileira - estudo e ensino - política governamental - avaliação - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectEducação multicultural - política governamental - avaliação - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectBrasil [Lei Nº10.639, de 9 de Janeiro de 2003]pt_BR
dc.subjectRelações raciais - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectEscolas municipais - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.titleAvaliação da política de educação das relações etnicorraciais através da implementação da Lei 10.639/03 na Escola Pública Municipal de Fortalezapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO trabalho aqui apresentado teve como objetivo avaliar a Política de Educação das Relações Etnicorraciais (ERER) através do processo de implementação da Lei 10.639/03 no sistema público municipal de ensino da cidade de Fortaleza/CE. Essa proposta de avaliação está pautada numa perspectiva qualitativa utilizando como metodologia a avaliação em profundidade e a metodologia afrodescendente de pesquisa. Esse estudo teve como principais objetivos contextualizar o surgimento da política pública de ERER, a criação da Lei 10.639/03 e o contexto escolar analisado a partir das ações pedagógicas dos profissionais de educação nas áreas de conhecimento: Língua Portuguesa/Literatura, História e Arte. Buscamos ainda apresentar as compreensões estabelecidas pelas relações etnicorraciais propostas pelo movimento negro, instituições governamentais e sociedade civil. A pesquisa foi realizada nas etapas a seguir indicadas: inicialmente a construção do referencial teórico e definição das categorias analíticas – educação das relações eticorraciais e diversidade etnicorracial; análise documental e definição do marco legal em âmbito nacional e na cidade de Fortaleza/CE; elaboração da trajetoria política da política sob estudo e avaliação; pesquisa de campo com a realização de entrevistas e aplicação de questionário como técnica utilizada. Finalizamos o trabalho com a análise das interrrelações estabelecidas entre as diversas visões de gestão da política em âmbito nacional e local e a dos profissionais de educação construídas no espaço escolar. A pesquisa realizada aponta para a compreensão de que a Lei, embora seja do conhecimento de todos os envolvidos no processo educativo, ainda se apresenta na escola de modo assistemático necessitando de maior visibilidade e abrangência no currículo escolar solicitando da instituição por ela responsável ações mais sistemáticas e de caráter mais efetivo na dinâmica da política pública em questão.pt_BR
dc.title.enPolicy evaluation of foreign education etnicorraciais through the implementation of the Law 10.639/03 Municipal Public School Fortresspt_BR
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012-DIS-GMSMVALE.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.